Quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Nota de pesar pelo falecimento do Sr. Antônio Canabarro Tróis Filho.

Data: 23 de outubro de 2020
Fotos: Divulgação

A Câmara Municipal de Canoas, por meio de seus vereadores e funcionários, manifesta o profundo pesar pelo falecimento do Jornalista e Escritor Antônio Canabarro Tróis Filho, o Tonito, que nos deixou no dia 22 de outubro de 2020. O Jornalista nasceu em São Francisco de Assis, no dia 27 de novembro de 1926 e residiu em Canoas desde 1941. Como jornalista colaborou em vários jornais de Canoas como o Correio de Canoas, Gazeta de Notícias, Expressão, O Gaúcho, Radar, Folha de Canoas, e Diário de Canoas e também foi Co-fundador dos  Jornais O Momento, em 1965, que dirigiu até 1968 e do Jornal O Timoneiro, que dirigiu de 1966 a 1992. Trabalhou como redator e cronista da Folha da Tarde de Porto Alegre entre os anos de 1967 a 1968. Tonito também trabalhou como um dos colunistas do Jornal O Timoneiro de Canoas, sempre abordando assuntos ligados à cultura e as pessoas da Cidade.

Antônio Canabarro Tróis conquistou vários prêmios, dentre eles, em 1976 o 3º lugar em Concurso Nacional promivido pelo Instituto Estadual do Livro e Associação Rio Grandense de Imprensa. Em 1999 Tonito foi Patrono da Feira do Livro de Canoas e foi co-fundador da Associação Canoense de Comunicação Social, da Fundação Cultural, da Associação Canoense de Escritores e membro da Casa do Poeta de Canoas. No dia 13 de agosto deste ano, em Grande Expediente da Câmara de Vereadores de Canoas, Tonito foi agraciado com o "Título de Cidadão Canoense".

O Jornalista também já fez parte do quadro político da Cidade, exercendo o mandato de Vereador na Câmara Municipal de Canoas entre os anos de 1964 a 1967, pelo PDC ( Partido Democrata Cristão) e foi o autor do Projeto de Lei que criou o Conselho Municipal de Cultura.

A Câmara Municipal, neste momento de pesar para a cidade, presta solidariedade à família do Sr. Antônio Canabarro Tróis Filho e decreta Luto Oficial de três dias no Poder Legislativo de Canoas.

José Carlos Patricio
Presidente da Câmara Municipal de Canoas