(51)3462-4800 protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
menu
Quinta-feira, 24 de junho de 2021
Notícias

Vereadores aprovam projeto de lei que cria Farmácia Solidária em Canoas


Data: 6 de abril de 2021
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Presidência / CMC

Na sessão ordinária desta terça-feira (6), na Câmara Municipal de Canoas, foi aprovado o projeto de lei nº 9/2021, que institui na cidade o Programa Farmácia Solidária. O projeto, de autoria do vereador Pastor Duarte (Republicanos), leva em consideração o fato de muitas pessoas possuírem medicamentos em casa que acabam perdendo o prazo de validade, uma vez que conseguem a cura em período de tempo menor do que o previsto, não fazendo uso de todo o medicamento.

Conforme o PL, “ocorre que, essas sobras de medicamentos, desde que estejam dentro do prazo de validade e em condições de uso, podem ser aproveitadas pela população de Canoas que não dispõe de meios para sua aquisição”. Como justificativa, leva em consideração o “interesse social e coletivo na implantação de um programa que estimule a doação das sobras de medicamentos, forme uma consciência de responsabilidade social, propicie um descarte adequado aos medicamentos sem condições de uso e, em última análise, contribua para que pessoas que não tenham condições de aquisição de medicamentos possam dar continuidade ao tratamento”, afirma.

Um ponto importante do PL é que caberá ao profissional responsável pela farmácia definir as regras para o recebimento das doações de medicamentos, materiais e equipamentos médico-hospitalares, fórmulas lácteas e produtos de higiene, mantendo uma rigorosa triagem dos mesmo, avaliando: prazo de validade; integridade física; identificação da melhor destinação: doação, permuta ou descarte. 

Não podem, em hipótese alguma, serem doados itens fora do prazo de validade, manipulados, suspeitos de terem sido fraudados, mal identificados, sem data de validade, sem dosagem, sem lote ou sem concentração, fracionados que não possuam identificação do lote, com integridade física comprometida, que apresentem manchas, grumos, problemas na coloração, umidade, deformação aparente e outros danos, lacres violadas e termolábeis, que são produtos sensíveis à temperatura.

Em paralelo a isso, também diversos requerimentos foram aprovados, desde votos de pesar, votos de louvor e moção de repúdio.

 

REQUERIMENTOS APROVADOS: 

REQUERIMENTO Nº 71/2021 - Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB).  Manifesta-se através desta Moção de apoio a jornada de trinta horas semanais para Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem.

REQUERIMENTO Nº 72/2021 -  Requerimento de autoria da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT). Moção de Repúdio ao anunciado processo de privatização dos Correios.

REQUERIMENTO Nº 75/2021 - Requerimento de autoria do vereador Juares Hoy (PTB). Votos de Louvor ao Delegado Rafael Soares Pereira, responsável pela 1ª DP, e sua equipe pelo sucesso na Operação que localizou um depósito de drogas sintéticas no Bairro Guajuviras. Foram apreendidos cerca de 2.313 comprimidos da droga, 13kg de maconha, 383 gramas de cocaína e 263 gramas de crack.

REQUERIMENTO Nº 76/2021 - Requerimento de autoria do vereador Cezar Paulo Mossini (MDB). Voto de pesar pelo falecimento de Vitório Elias Fachi e Etelvina Lopes Fachi, que nos deixaram nos dias 23 de Março de 2021 aos 86 anos e ela dia 26 de Março de 2021 aos 82 anos.

REQUERIMENTO Nº 78/2021 - Requerimento de autoria do vereador Cezar Paulo Mossini (MDB). Voto de pesar pelo falecimento de Marcos Antônio Giacomazzi  Zandonai, que nos deixou no dia 05 de Abril de 2021 aos 61 anos.




topo