(51)3462-4800 protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
menu
Sábado, 24 de julho de 2021
Notícias

Sessão solene celebra 82 anos de Canoas


Data: 22 de junho de 2021
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Ezequiel Lemos

A Câmara Municipal realizou, na tarde desta terça-feira, 22, sessão solene alusiva aos 82 anos de emancipação política de Canoas. A cerimônia, que contou com a presença do prefeito Jairo Jorge e do vice, Nedy de Vargas Marques, reuniu autoridades, de forma online, no Plenário da Casa.

O presidente do Legislativo, vereador Marcio Freitas (PDT), defendeu o fortalecimento das instituições e pontuou que, por mais que sejam poderes diferentes, “o executivo e o legislativo canoense andam de mãos dadas pelo bem da cidade”.

Falaram a vereadora e vereadores Gilson Oliveira (Avante), Linck (MDB), Airton Sousa (MDB), Jonas Dalagna (NOVO), Adriano Agitasamba (PL), Patrício (PP), Bamberg (PP), Leandrinho (PSD), Jefferson Otto (PSD), Maria Eunice (PT), Emilio Neto (PT), Eric Douglas (PTB), Dr. Laércio (PTB), Cris Moraes (PV), Duarte (Republicanos) e Abmael (Solidariedade). Em seus pronunciamentos, os parlamentares fizeram um resgate da história, enalteceram a atuação dos diversos grupos e segmentos que ajudam no desenvolvimento da cidade e reafirmaram o compromisso do Poder Legislativo em trabalhar para atender os anseios da população. Falou também Felipe Martini, Secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, que relembrou a história da cidade e pontuou a importância do tombamento, como patrimônio histórico e cultural, da Estação Canoas, além de desejar vida longa ao município.

Em seguida, falou o vice-prefeito e Secretário Municipal das Relações Institucionais, Nedy de Vargas Marques, que diz se sentir honrado em ter sido eleito seis mandatos consecutivos como vereador e agradeceu, aos seus pares, as seis vezes que ocupou a presidência da Câmara Municipal de Canoas. Agradeceu pela oportunidade de participar de mais uma sessão solene, mas representando o poder executivo canoense desta vez. Comentou também sobre os feitos da atual gestão e o combate à pandemia.

A sessão solene foi encerrada com a fala do prefeito Jairo Jorge, que comentou sobre o histórico político da cidade, destacou os esforços que o município vem empreendendo no combate à epidemia de COVID-19 e falou sobre os vários projetos que a prefeitura está implementando na cidade. O prefeito também pontuou a necessidade de Canoas ser uma cidade mais sustentável e inteligente: “precisamos construir uma cidade para todos, não para poucos, nosso município tem que ser feito para as pessoas, para servir as pessoas”, afirmou Jairo Jorge. Finalizou contando novidades, como a ampliação dos leitos de UTI, a preparação para a falta de abastecimento de energia, com geradores, a ampliação da vacinação e as entregas de obras, como o “asfaltaço” e a finalização da cobertura da vala da rua Curitiba, no bairro Mathias Velho.

 

REQUERIMENTOS E PROJETOS DE LEI VOTADOS: 

APROVADO - REQUERIMENTO Nº 164/2021 - Requerimento assinado pelo vereador Airton Souza (MDB). Votos de congratulações pelo 62º aniversário do Clube de Mães Santa Inês.

APROVADO - REQUERIMENTO Nº 172/2021 - Requerimento assinado pelo vereador Juares Hoy (PTB). Votos de Louvor ao Tenente-Coronel Jorge Dirceu Filho, comandante do 15° Batalhão de Polícia Militar e aos Policiais Militares da Força Tática do 15° BPM, que efetuaram a prisão de um casal com notas falsas na cidade.

APROVADO - REQUERIMENTO Nº 163/2021 - Requerimento assinado pelo vereador Duarte (Republicanos). Solicita Grande Expediente para demonstrar à essa Casa Legislativa a essencialidade da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

APROVADO - REQUERIMENTO Nº 174/2021 - Requerimento assinado pela vereadora Maria Eunice (PT). MOÇÃO DE APOIO para inclusão dos servidores da Superintendência de Serviços Penitenciários – SUSEPE, Técnicos Superiores Penitenciários, Agentes Penitenciários Administrativos e Monitores Penitenciários na condição de policiais penais, nos termos da EC nº 104 de 04 de dezembro de 2019.

APROVADO - PROJETO DE LEI - 33/2021 - PL apresentado pelo vereador Jefferson Otto (PSD). Altera o inciso III do art. 2º da Lei nº 6.437, de 13 de abril de 2021. “A presente proposta legislativa tem o objetivo de aperfeiçoar a Lei nº 6.437, de 13 de abril de 2021, que trata sobre a divulgação, em sítio eletrônico oficial, dos medicamentos distribuídos e mantidos em estoque pelo Poder Executivo. Especificamente, o projeto altera o inciso III do art. 2º, para melhor aplicabilidade da lei municipal, tendo em vista que o REMUME é a Relação de Medicamentos Essenciais no âmbito do munícipio”.




topo