Quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Setembro Amarelo: Câmara realiza grande expediente com tema “Prevenção ao Suicídio”

Data: 9 de setembro de 2021
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Divulgação / CMC

O Grande Expediente da tarde desta quinta-feira, 9, de autoria do vereador Duarte (Republicanos) teve como objetivo tratar sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção e discussão a respeito dos transtornos mentais e suicídio. Para tratar do assunto, a Câmara recebeu o Diretor Operacional da Libertad, Gustavo Corrêa, o mestre em prevenção ao suicídio, autor do livro “Pela Vida” e médico psiquiatra Ricardo Nogueira e o Coordenador estadual do Projeto Help do Força Jovem Universal, Guilherme Cesarino.

Duarte, proponente, diz que “o objetivo do grande expediente é colocar em pauta a campanha que tem por finalidade a prevenção ao suicídio”. “O intuito é informar e mobilizar toda a sociedade para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude e seriedade que a questão exige” justifica o vereador.

SETEMBRO AMARELO

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.​ Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo® cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.​

Como resultado de muito esforço, em 2016, garantimos espaços inéditos na imprensa e firmamos muitas parcerias. Conseguimos também iluminar monumentos históricos, pontos turísticos, pela primeira vez o Cristo Redentor, espaços públicos e privados no Brasil inteiro. Centenas de pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.

REQUERIMENTOS E PROJETOS APROVADOS:

REQUERIMENTO Nº 235/2021 - Requerimento de autoria da vereadora Maria Eunice (PT). Solicito espaço em grande expediente, em data a ser aprazada, pela comemoração dos 10 anos do Centro de Referência da Mulher de Canoas.

Justificativa: A solicitação se dá a comemoração de 10 anos do Centro de Referência da Mulher da cidade de Canoas.

REQUERIMENTO Nº 236/2021 - Requerimento de autoria do vereador Cris Moraes (PV). Solicita Grande Expediente, com data a ser aprazada, para que Gabriel Gonçalves da Silva secretário da SEDA, compareça a esta casa, para falar sobre a semana mundial dos animais.

Justificativa: Gabriel Gonçalves é Técnico em Meio Ambiente e graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária, e atualmente está à frente da Secretaria Extraordinária de Direito dos Animais do nosso município. O intuito desta grande expediente é que o secretário na semana mundial dos animais possa apresentar os feitos realizados pela Seda até o presente momento, bem como, a importância da secretaria para a realidade do município de Canoas na atualidade.

REQUERIMENTO Nº 239/2021 - Requerimento de autoria do vereador Jefferson Otto (PSD). MOÇÃO DE APOIO aos aprovados excedentes no Processo Seletivo do Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP – 2021), do CORPO DE BOMBEIROS MILITAR, visando a convocação de todos os aprovados no processo de seleção em andamento, edital nº 002/ABM-DENS/2021, de forma a alcançar o preenchimento das cargas em aberto no quadro organizacional.

Justificativa: O Curso Técnico de Segurança Pública – CTSP se trata de uma seleção interna para promover o Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul a graduação de 2º Sargento. O processo de seleção em andamento visa selecionar pelo meio da aplicação de uma prova intelectual, soldados da instituição para frequentar o Curso Técnico de Segurança Pública – Edição 2021, para ascensão do 2º Sargento. Contudo, conforme informação dos aprovados nesse certame, foram disponibilizadas apenas 120 vagas, que foram preenchidas 60 vagas por antiguidade e 60 vagas por processo. No entanto, há aproximadamente 159 vagas abertas na graduação de 2º Sargento. Assim, o processo seletivo aberto em 2021 deveria habilitar todos os aprovados no certame em andamento, tendo em vista que seria necessário realizar todo processo seletivo novamente para alcançar o preenchimento das vagas em aberto no quadro, com aberturas de novos editais e empenho de servidores para realização dos trâmites, onerando administração pública. Desta feita, manifestamos, por intermédio dessa moção, o nosso apoio para a retificação do edital referido para aumentar o número de vagas do PROCESSO SELETIVO – INTELECTUAL, considerando a necessidade de aumento do efetivo em diversos municípios do RS que sofrem por defasagem. Diante do exposto, após aprovação do Plenário, requer o envio da presente Moção de Apoio ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, Eduardo Leite e também ao Excelentíssimo Senhor Vice-Governador, Ranolfo Vieira Júnior.