(51)3462-4800 protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
menu
Domingo, 24 de outubro de 2021
Notícias

Dia Internacional dos Animais: Câmara promove Grande Expediente com Secretário Extraordinário de Direito dos Animais


Data: 5 de outubro de 2021
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Guilherme Pereira / PMC

O Grande Expediente da tarde desta terça-feira, 5, de autoria do vereador Cris Moraes (PV), teve como objetivo explanar para os vereadores e população os números atingidos, nos últimos 9 meses, pela SEDA. Para tratar do assunto, os vereadores receberam o Secretário Extraordinário de Direito dos Animais, Gabriel Gonçalves, que é técnico em Meio Ambiente e foi secretário, em 2016, na então Coordenadoria de Bem-estar Animal.

Cris Moraes, proponente, diz que “essa semana, a Semana dos Animais, é muito importante para nós”. “Não tinha ninguém mais indicado para estar aqui conosco do que o Gabriel Gonçalves, secretário da SEDA, que vem trabalhando muito, de domingo a domingo, tocando a política pública de bem-estar animal, sendo inteligente e sagaz como uma coruja, leal como um cachorro e trabalhando, mesmo que não concorde com esta frase, igual um cavalo”, afirmou o vereador. “Não teríamos um secretário melhor”, concluiu Cris Moraes.

Gabriel, convidado, começou agradecendo o espaço e pelo acolhimento caloroso de todos. “Sabemos que existem demandas de todos os vereadores e eu, como secretário, estou sempre disponível para ajudá-los”, disse Gonçalves. O secretário também trouxe um balancete dos 9 meses à frente da SEDA, além de lembrar de resgates marcantes que tiveram participação dos parlamentares.

Desde de janeiro, a SEDA soma 5,6 mil atendimentos, 3.1 mil consultas clínicas, 633 cirurgias não-eletivas, 1,8 mil castrações, 467 fiscalizações em residências, 1,6 mil animais que passaram por fiscalizações, 42 cavalos retirados de maus tratos e 194 animais adotados. Além dos números, o secretário apresentou os projetos de castração do município, que são Castração ta ON, Prefeitura Castra, Protetor Legal, Bem-estar Animal e Sábado de Castração. Fora isso, também trouxe novidades da gestão, como o Programa de Retirada de Circulação dos Veículos de Tração Animal, Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Socioambiental, que têm como eixos principais a entrega de um triciclo com carreta; amparo econômico por 6 meses, prorrogável por igual período e o amparo social por 6 meses, que também pode ser aumentado para mais meio ano.

Também faz parte do projeto do fim da tração animal na cidade a contratação de uma Cabanha, que hoje está com o processo pronto e como próximo passo será a licitação, segundo Gabriel Gonçalves. O secretário também pontuou o aumento significativo no cadastro de protetores, que subiu de 17 para 65 pessoas cadastradas, que podem usufruir de castrações, atendimentos e afins de forma facilitada.

Os vereadores utilizaram a palavra para parabenizar a atuação do secretário, onde falas como “muito trabalho”, “atendimento de demandas em qualquer horário e qualquer dia” e “comprometimento com a causa animal” pautaram as explanações.

DIA INTERNACIONAL DOS ANIMAIS
O Dia Mundial dos Animais é comemorado no dia 4 de outubro. A data é de extrema relevância, pois leva à reflexão sobre a importância da preservação dos animais, além de divulgar os seus direitos presentes na Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

A escolha da data para a celebração do Dia Mundial dos Animais ocorreu em 1931, durante uma convenção de Ecologia que aconteceu na cidade de Florença, na Itália. Durante a convenção, escolheu-se uma data para que pudesse promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. O Dia Mundial dos Animais passou a ser celebrado todo dia 4 de outubro. O dia escolhido é o dia em que se celebra São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais e padroeiro da Ecologia.

REQUERIMENTOS E PROJETOS APROVADOS: 

REQUERIMENTO Nº 261/2021 - Requerimento de autoria do vereador Alexandre Gonçalves (PDT). Requeiro autorização para realizar Audiência Pública para debater  o Projeto de Reforma Previdenciária e Administrativa, com data a ser aprazada.

Justificativa: Conforme informado aos servidores do município, está previsto alteração no modelo administrativo e previdenciário, porém, nos foi relatado que não há conhecimento total sobre o assunto por parte dos interessados. Cabe ressaltar que essas alterações impactarão diretamente na vida dos servidores e suas famílias. Diante do exposto, justifica-se o pedido.

REQUERIMENTO Nº 262/2021 - Requerimento de autoria do vereador Aloisio Bamberg (Progressistas). Solicito Espaço no Grande Expediente em data a ser aprazada, no mês de outubro, para homenagem ao dia do Médico, e aos 70 anos da AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul).

Justificativa: A História da Associação Médica do Rio Grande do Sul começa nos primeiros momentos da segunda metade do século XX. A AMRIGS foi concebida a partir do exemplo de associações profissionais que se formavam ao redor do mundo e por influência direta da recém-constituída Associação Médica Brasileira. Desde sua concepção, a AMRIGS tinha por objetivo abarcar os médicos do Estado em uma entidade que promovesse o ideal associativista através da atualização na formação acadêmica e da realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, medicina e à vida profissional.
O nascimento desta entidade foi resultado, principalmente, dos esforços de dois médicos, presidentes e, então, de duas sociedades médicas locais, que tinham o sonho de unir as sociedades de especialidades em uma única instituição para o aprimoramento da classe médica. Os doutores Paulo Queiróz Telles Tibiriçá - Presidente da Sociedade de Medicina de Porto Alegre, e Bruno Attilio Marsiaj - Presidente da Sociedade de Cirurgia do Rio Grande do Sul, percorreram todo o Estado do Rio Grande do Sul, reunindo apoiadores para a fundação da AMRIGS.
A AMRIGS foi então fundada oficialmente no dia 27 de outubro de 1951, durante a Primeira Jornada de Cirurgia promovida pela Sociedade de Cirurgia de Porto Alegre. O evento foi realizado na antiga Faculdade de Medicina de Porto Alegre, hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e contou com a presença de importantes figuras do Estado na área da saúde além de 76 delegados eleitos pelas 23 sociedades médicas existentes no Estado, em uma noite que foi apelidada de “memorável” pela classe médica.
Na ocasião, o Dr. Bruno Attilio Marsiaj foi eleito como primeiro presidente da AMRIGS, constituindo assim sua primeira diretoria e fundamentando os quatro principais propósitos da Associação Médica do Rio Grande do Sul:
•    Reunir e estruturar a classe médica dentro do ideal associativista;
•    Fomentar debates científico-culturais e promover educação continuada;
•    Instituir sistemas de previdência e assistência social para médicos aposentados;
•    Defender os direitos da classe médica e da população.

REQUERIMENTO Nº 267/2021 - Requerimento de autoria do vereador Alexandre Duarte (Republicanos). Solicito espaço no Grande Expediente, em dia a ser aprazado no mês de outubro, para elucidações a respeito da semana LIXO ZERO de Canoas, campanha esta que tem por finalidade promover a conscientização ambiental.

Justificativa: O objetivo do Grande Expediente é colocar em pauta informações a respeito da SEMANA LIXO ZERO DE CANOAS, a fim de promover o diálogo sobre sustentabilidade, reciclagem e energias renováveis. Serão convidados para palestrar alguns convidados e especialistas no tema.

REQUERIMENTO Nº 270/2021 - Requerimento de autoria do vereador Juares Hoy (PTB). Solicito espaço em grande expediente na sessão do dia 14 de Outubro, para debatermos e estudarmos os Projetos de Lei nº 72 e 73/2021, bem como o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 3/2021 e o Projeto de Lei Complementar nº 2/2021, todos eles tratam da Reforma Administrativa e Previdenciária dos Servidores Públicos do Município de Canoas. 

Justificativa: O signatário vêm a presença deste colendo Plenário, solicitar, respeitosamente, que este Requerimento seja aprovado e consequentemente, que esta Casa Legislativa receba a presidência dos Sindicatos e Associações, a Presidência do Sindicato dos Municipários de Canoas – SIMCA, o Presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas – SINPROCAN, senhor Júlio César Rodrigues dos Santos, o presidente da Associação dos Servidores Municipais de Canoas – ASMC, senhor Leonardo Dornelles Rodrigues, o presidente da Associação dos Servidores Fiscais do Município de Canoas – AFISCAN. Senhor Élyo Teixeira da Silva Filho, a presidente Associação dos Procuradores da Administração Direta e Indireta do Município de Canoas – APADIMC, senhora Laura Eli de Carvalho Viana, o presidente da Associação dos Agentes Comunitários da Saúde de Canoas – ASACSECAN, senhor Everaldo da Rosa dos Santos, a presidência da Associação dos Funcionários de Carreiras Típicas de Estado do Município de Canoas, a presidência da Associação dos Guardas Municipais do Município de Canoas – AGMC, a presidente da  Associação dos Geólogos, Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Município de Canoas, senhora Ana Paula da Rosa e Sousa e a presidência da Associação dos Servidores do Canoasprev – ASSEPREV, para debatermos e estudarmos os Projetos de Lei nº 72/2021, nº 73/2021 bem como o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 3/2021 e o Projeto de Lei Complementar nº 2/2021, todos eles tratam da Reforma Administrativa e Previdenciária dos Servidores Públicos do Município de Canoas.

PROJETO DE LEI Nº 63/2021 - Projeto de Lei de autoria do vereador Aloisio Bamberg. Denomina a rua formada pela rua 06 do Loteamento Província de São Pedro, bairro Olaria, Rua Waldir Marangoni.

Justificativa: O Presente projeto tem como objetivo melhorar a localização de logradouro, tanto para moradores, como para os Correios, entregadores e visitantes na localidade, indicamos tal proposição a fim de que a rua 06 do Loteamento Província de São Pedro, passe a ser denominada Rua Waldir Marangoni, a fim de diminuir os transtornos, já que passará a ter designação oficial e Código de Endereçamento Postal CEP, definitivo. 

 A indicação do Senhor Waldir Marangoni, deve-se ao nobre reconhecimento junto ao empresariado e sociedade em geral da Cidade de Canoas. Nasceu em 17 de maio de 1942, natural de Erechim, mudou-se ainda muito jovem, na década de 1960, para a cidade de Canoas. Onde passou a desenvolver atividades empresariais nos ramos calçadista, veículos, restaurante, combustíveis e pneus. Aqui, casou-se, e constituiu família e teve 2 filhos, morou e investiu nesta nossa cidade até seus últimos dias. Faleceu em fevereiro de 2018 deixando muitas saudades, e uma família que orgulha a cidade.




topo