Segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Data: 16 de novembro de 2021
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Felipe Figueiró / Divulgação CMC

A vereadora Maria Eunice (PT) se licenciou do mandato parlamentar nesta quinta-feira, 16. O afastamento por um período de três dias acontece em decorrência do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Diante da recusa dos dois primeiros suplentes de seu partido, Vani Piovesan e Paulo Ritter, respectivamente, a vaga foi assumida por Gisele Vidal, terceira suplente. Professora, Gisele é a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira no legislativo canoesne.

Após o juramento como vereadora, Vidal afirmou, em pronunciamento na tribuna, que sua posse é importante pela representatividade "das mulhreres e dos negros" nos quadros políticos no Brasil e pelo espaço de fala, que ressalta: "é impossível um homem ter o espaço de fala de uma mulher, mesmo que entenda e concorde com as demandas e as dores, mas quem tem direito de fala é quem faz parte daquele grupo, é a mulher, é o negro". Encerrou dizendo que "tenho fé que a ampliação das bancadas negras, femininas e LGBTQIa+ vai ser realidade não só em Canoas, mas no Brasil também".

Vani Piovesan exerce o cargo de Secretária Especial Coordenadoria de Mulheres e Paulo Ritter é o secretário de Meio Ambiente.