Quarta-feira, 18 de maio de 2022

Políticas Públicas pelos Animais: Câmara promove Grande Expediente com Secretário Especial de Bem-estar Animal

Data: 3 de março de 2022
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Felipe Figueiró / Divulgação CMC

O Grande Expediente da tarde desta quinta-feira, 3, de autoria do vereador Cris Moraes (PV), teve como objetivo explanar para os vereadores e população os números atingidos, nos últimos 15 meses, pela Secretaria Especial de Bem-estar Animal. Para tratar do assunto, os vereadores receberam o Secretário Especial de Bem-estar Animal, Gabriel Gonçalves, que é técnico em Meio Ambiente e foi secretário, em 2016, na então Coordenadoria de Bem-estar Animal.

Cris Moraes, proponente, diz que “chamamos, nesta data, o secretário Gabriel para que traga as informações de como estão os números da SEBEA”. “Quero que todos os vereadores tenham conhecimentos do projetos importantíssimos que a SEBEA vem tocando, capitaneado pelo prefeito Jairo Jorge, que visam desde acabar, de vez, com as carroças em Canoas até auxiliar, de forma financeira, os protetores cadastrados na cidade”, afirmou o vereador. “Muito grato pelo teu trabalho, secretário”, concluiu Cris Moraes.

Gabriel, convidado, começou agradecendo o espaço e pelo acolhimento caloroso de todos. “Sabemos que existem demandas de todos os vereadores e eu, como secretário, estou sempre disponível para ajudá-los”, disse Gonçalves. O secretário também trouxe em detalhes os projetos hoje tocados pela SEBEA como o Auxílio Protetor e o Canoas do Bem.

Desde de janeiro, a SEBEA soma 5,1 mil consultas clínicas, 3,4 mil castrações, 979 fiscalizações em residências e 300 animais adotados. Além dos números, o secretário trouxe novidades sobre os projetos de castração do município, que são Castração ta ON, Prefeitura Castra, Protetor Legal, Bem-estar Animal e Sábado de Castração. Fora isso, também falou sobre o andamento do Programa de Retirada de Circulação dos Veículos de Tração Animal, Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Socioambiental, que têm como eixos principais a entrega de um triciclo com carreta; amparo econômico por 6 meses, prorrogável por igual período e o amparo social por 6 meses, que também pode ser aumentado para mais meio ano.

Também faz parte do projeto do fim da tração animal na cidade a contratação de uma Cabanha, que hoje está em processo finalização da construção, que é para onde os cavalos tirados das carroças irão, segundo Gabriel Gonçalves.

Os vereadores utilizaram a palavra para parabenizar a atuação do secretário, onde falas como “muito trabalho”, “atendimento de demandas em qualquer horário e qualquer dia” e “comprometimento com a causa animal” pautaram as explanações.

REQUERIMENTOS E PROJETOS APROVADOS:

REQUERIMENTO Nº 22/2022 - Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB). Votos de congratulações a Nilo Godoy, pastor distrital na subsede da Assembleia de Deus Canoas-Norte, no bairro Estância Velha, que completa 53 anos de idade no dia 28 de Fevereiro.

REQUERIMENTO Nº 23/2022 - Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB). Votos de congratulações a Neemias Souza Lemos e Andrea Verônica Gutierrez Rodriguez, pastores da Igreja Assembleia de Deus São Vicente, bairro Olaria, pelos 23 anos de casados comemorados no dia 27 de fevereiro.

REQUERIMENTO Nº 24/2022 - Requerimento de autoria do vereador Cris Moraes (PV). Solicito a mesa diretora desta Casa Legislativa o afastamento deste vereador pelo período de 08/03/2022 até 09/03/2022.

REQUERIMENTO Nº 25/2022 - Requerimento de autoria do vereador Gilson Oliveira (Avante). Solicito a mesa diretora desta Casa Legislativa o afastamento deste vereador pelo período de 08/03/2022 até 11/03/2022.

REQUERIMENTO Nº 26/2022 - Requerimento de autoria do vereador Jonas Dalagna (Novo). Solicito parecer da Comissão Especial criada pela Resolução de Mesa nº 313/2021, para o Projeto de Lei nº 95/2021, nos termos da justificativa.

REQUERIMENTO Nº 28/2022 - Requerimento de autoria da Mesa Diretora. Solicitam a alteração do horário das sessões ordinárias para às 9h.

REQUERIMENTO Nº 29/2022 - Requerimento de autoria da vereadora Maria Eunice (PT). Solicito o arquivamento do PLL nº 36/2021.

PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO Nº 92/2021 - Requerimento de autoria do vereador Linck (MDB). Denomina a Rua Hugo Jorge Stallbaum a antiga Rua 3,que inicia na divisa nordeste do loteamento,seguindo no sentido sudoeste com a extensão de aproximadamente 712m,finalizando nodique da Rodovia do Parque BR448.

VETO Nº 4/2021 -> PROJETO DE LEI - PM Nº 105/2021 - Veto de autoria do Gabinete do Prefeito Municipal. Veto Parcial ao Projeto de Lei Executivo nº 105 de 2021, que “ Dispõe sobre o processo de escolha de candidato ao cargo em comissão de Diretor e Vice-Diretor das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Canoas, revogando as Leis nº 5.246, de 14 de dezembro de 2007, e 6.227, de 28 de dezembro de 2018, e dá outras providências.”