Quarta-feira, 18 de maio de 2022

Cem anos do PCdoB: Grande Expediente homenageia partido centenário

Data: 24 de março de 2022
Fotos: Felipe Figueiró / Divulgação CMC

O Grande Expediente de autoria da vereadora Vani Piovesan (PT), realizado na sessão da última quinta-feira, 24, homenageou o partido mais antigo do país, o PCdoB, que completa 100 anos esta semana e contou com a presença da Daiana Santos, vereadora comunista da capital; Isabela Luzardo, candidata a vereadora mais votada em Canoas na eleição de 2020 e Fábio Leivas, presidente do partido na cidade. Com aproximadamente 500 mil filiados, o PCdoB tem atuação em movimentos sociais, estudantis e centrais sindicais.

Requerimentos e votações da sessão ordinária de 24/03

REQUERIMENTOS E PROJETOS APROVADOS

APROVADO - PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVIO 113/2021 - Projeto de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PROGRESSISTAS). "Denomina Rua Adão Machado, a Rua "E" Loteamento Santo Antonio e Rua "K" Loteamento Sete de Outubro Bairro Estância Velha.."

JUSTIFICATIVA: O Presente projeto tem como objetivo melhorar a localização de logradouro, tanto para moradores, como para os Correios, entregadores e visitantes na localidade, indicamos tal proposição a fim de que as ruas “E” – Loteamento Santo Antônio e “K” – Loteamento Sete de Outubro, passe a ser denominada Rua Adão Machado. Adão Machado, nascido em 03 de Março de 1922, na cidade de São Francisco de Paula, casou-se com Angelina Maria Damasceno Machado, tendo quatro filhos, Lotar, Iria, Juarez e Solange. Seu Adão Machado, motorista de caminhão e feirante conhecido na região, fixou residência no Inicio do Loteamento Santo Antônio – Bairro Estância Velha, em sua pequena propriedade, criou e cultivou uma horta na comunidade. Participou das lutas dos moradores da região, em especial a comunidade da Sete de Outubro. Foi fundador do clube Nova Raça, entidade que ajudou a construir junto do seu genro e filhos, foi bolicheiro da entidade por muitos anos. Faleceu no dia 10 de Janeiro de 2000, trazendo muita saudade à família e amigos.

APROVADO - REQUERIMENTO Nº 56/2022 - Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB). "Solicito espaço no grande expediente, com data a ser aprazada, para homenagear o Município de Nova Santa Rita pelos seus 30 anos de emancipação política e administrativa."

APROVADO - REQUERIMENTO Nº 57/2022 - Requerimento de autoria do vereador Jefferson Otto (PSD). " Solicita a inclusão na Ordem do Dia do Projeto de Lei Nº 14/2022, de autoria do Executivo Municipal, que "Altera a Lei nº 6.480, de 30 de setembro de 2021, que “Institui o programa cesta básica canoense"

APROVADO - REQUERIMENTO Nº 58/2022 - Requerimento de autoria do vereador Juarez Hoy (PTB). " Moção de apoio na busca de reposição salarial à Polícia Civil e demais órgãos que compõem a Segurança Pública em virtude da baixíssima proposta de somente 5,53% de reajuste salarial feita pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul."

APROVADO - PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVIO 14/2022 - Projeto de autoria do GABINETE PREFEITO MUNICIPAL. "Altera a Lei nº 6.480, de 30 de setembro de 2021, que “Institui o programa cesta básica canoense."

JUSTIFICATIVA: Mensagem nº 16, de 2022. Canoas, 22 de março de 2022. À Sua Excelência o Senhor Vereador Eracildo Guilherme Linck Presidente da Câmara Municipal de Canoas Canoas – RS Senhor Presidente, Na forma da legislação em vigor, submeto à deliberação dessa colenda Casa Legislativa o Projeto de Lei nº 14, de 2022, que “altera a Lei nº 6.480, de 30 de setembro de 2021, que "institui o programa cesta básica canoense”. Dentre os fatores que motivam o presente projeto está a situação de fragilidade e vulnerabilidade social pela qual muitas famílias canoenses ainda se encontram devido aos reflexos da pandemia por Covid-19. Em função disto, há a necessidade de ampliar o Programa Cesta Popular Canoense de 3.000 (três mil) para 4.000 (quatro mil) cestas básicas mensais, visto que a cesta escolar, que consta na Lei nº 6.480, de 30 de setembro de 2021, não está mais sendo distribuída nas escolas devido ao retorno das aulas presenciais. Em tempo, há ainda 5.614 (cinco mil seiscentas e quatorze) pessoas que atendem aos requisitos previstos na Lei em questão, e que estão inscritas para receberem a cesta popular, de um total de 10.514 (dez mil quinhentos e quatorze) inscritos pelos canais da Prefeitura. Diante do exposto, e certos da sempre especial compreensão dos nobres vereadores, entendemos estarem atendidas as razões que justificam a aprovação da matéria, desde já agradeço e aproveito o ensejo para reiterar os protestos de estima e consideração. Atenciosamente, Jairo Jorge da Silva Prefeito Municipal.