menu
Quarta-feira, 17 de agosto de 2022
Notícias

Câmara concede Título de Cidadão Canoense ao deputado federal Carlos Gomes


Data: 19 de julho de 2022
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Bruno Saraiva / Divulgação CMC

O Grande Expediente da manhã desta terça-feira, 19, de autoria do vereador Alexandre Duarte (Republicanos) teve como objetivo homenagear o deputado federal Carlos Gomes (Republicanos), residente em Canoas, com o Título de Cidadão Canoense. Compuseram a mesa o homenageado e o prefeito municipal, Nedy de Vargas Marques (Avante). Acompanharam, nas cadeiras de honra, o deputado estadual, Sergio Peres (Republicanos); o vereador de Porto Alegre, Alvoni Medina (Republicanos); Sandra Deláqua, esposa de Carlos Gomes; Manuela Duarte, esposa de Duarte; o ex-vereador de Porto Alegre, Valter Nagelstein; o Secretário-Geral do Republicanos, Francisco Biazus; o presidente do Sindilojas, Denério Neumann; o 2º Secretário do Republicanos, Luís Thomé e o ex-vereador e atual Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, César Augusto Moreira. Também estiveram presentes os ex-vereadores Marcus Vinicius e Claudino Canhoto; o presidente da Instituto Cultural Floresta, Claudio Goldstein; o presidente da Associação Igara Segura, Rodrigo Freitas; o vice-presidente da ASSAPRI, Claromar Guarani Cézar; a coordenadora-geral da Cooperativa Renascer, Michele Ferreira e o vice-presidente do Paineira, Luis Carlos dos Santos.

Carlos Gomes nasceu numa família de 11 irmãos, foi catador de materiais recicláveis, padeiro, feirante, office-boy, camelô, até que decidiu dedicar a sua vida à missão evangelística. Pastor, é casado com Sandra Delaqua há 26 anos. Em 2006, após liderar um projeto solidário com mais de cinco mil voluntários no Rio Grande do Sul, ingressou na política, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Foi reeleito em 2010 e, em 2014, obteve o primeiro mandato na Câmara Federal, a qual foi reconduzido no pleito de 2018, com 103.373 mil votos dos gaúchos. O deputado tem como principais bandeiras a melhoria dos serviços de Saúde e da rede de ensino, de combate às drogas, políticas de Saúde do Homem, ações voltadas às cadeias produtivas da reciclagem e também da pesca e piscicultura, além da defesa dos animais.

O proponente da homenagem, Duarte, explanou a respeito da importância do trabalho e atuação do deputado, contando que “entre dezenas de homenagens que recebeu em reconhecimento a sua atuação parlamentar, destaca-se o Prêmio Springer Carrier-ARI Por um Rio Grande Maior, considerado o Oscar da política gaúcha”. “Carlos Gomes foi agraciado com o Troféu Piá da Estância por seu trabalho nas áreas de Meio Ambiente e Assistência Social e, em 2017, foi premiado pelo Portal Ranking dos Políticos como o 5º melhor deputado federal do Brasil, sendo o melhor entre os 31 gaúchos e os 22 deputados do seu partido, o Republicanos”, contou o vereador. Duarte também falou sobre as destinações de emenda que Carlos Gomes fez para Canoas: “mandou para Canoas nos seus mandatos mais de R$ 2 milhões, sendo que R$ 1.715.000,00 milhão, já foram pagos para a municipalidade”. 

Gomes começou agradecendo sua esposa, Sandra, dizendo que “90% dessa homenagem é dela, me contento apenas com dez”. Continuou os agradecimentos e afirmou não merecer a honraria: “de fato, confesso não ser merecedor, afinal, nós fazemos pelo bem sempre e para ajudar aqueles que mais precisam e quando precisam, porque é assim que nós tornamos a vida, a passagem aqui, mais leve”. Para encerrar, o deputado fez uma reflexão: “imagina se cada um acordasse pensando em fazer o bem, fosse dormir pensando no bem, como seria no dia seguinte?” “Iríamos reduzir várias mazelas que hoje nós temos, como por exemplo, a pobreza”, concluiu. 




topo