menu
Segunda-feira, 3 de outubro de 2022
Notícias

ULBRA é homenageada pelos seus 50 anos


Data: 25 de agosto de 2022
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Bruno Saraiva & Marieane Silva / Divulgação CMC

Em homenagem aos 50 anos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), comemorados em 16 de agosto, a Câmara Municipal de Canoas realizou, na sessão desta quinta-feira (25/8), Grande Expediente alusivo à data. O reconhecimento foi proposto pelo vereador Gilson Oliveira (Avante), que entregou uma placa comemorativa ao reitor da instituição, Thomas Heimann.

O início da Ulbra se deu na educação de base, com a fundação da primeira escola, no ano de 1911, em Canoas. No ensino superior, a instituição iniciou suas atividades com as Faculdades Canoenses, criadas em 1972. Como universidade, efetivamente, atua desde 1988, quando foi decretada sua criação, tendo seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação ocorrido um ano depois, em 1989. Expandiu sua atuação, a partir dos anos 1980, para outras regiões do país.

Atualmente, a Ulbra atua com a estrutura de educação superior presencial e a distância, com mais de 44 mil alunos e a oferta de mais de 300 cursos no país, além da rede de escolas de educação básica. São 2,5 mil empregos gerados, entre funcionários, técnicos-administrativos e professores. "A Ulbra se tornou uma das principais redes de ensino no país e referência nacional e internacional”, afirmou o vereador Gilson. O parlamentar destacou o carinho especial que tem pela instituição, que lhe proporcionou o seu primeiro emprego, em 1983. "A Câmara se sente honrada em homenagear uma instituição que tanto representa na vida de tantos canoenses”, declarou.

O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, exaltou o legado da universidade para o município e salientou a admiração que tem pela instituição. "Tenho quatro filhos, dois deles são formados na ULBRA, então a minha família é muito agradecida pela Universidade. “Todos nós sabemos que milhares de canoenses já tiveram a vida transformada pela ULBRA e hoje contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade, do nosso estado e do nosso Brasil.”, enfatizou.

O reitor Thomas Heimann agradeceu o reconhecimento do poder público ao trabalho desenvolvido pela Ulbra, lembrou que ela contabiliza mais de 310 mil profissionais formados e falou sobre os quatro pilares da instituição. "A ULBRA permanece trabalhando com quatro diretrizes e a primeira delas, curiosamente, é reforçar a identidade cristã luterana da instituição. A universidade vê na educação um elemento basilar, pela educação também amorosa, procura também trabalhar a ideia da espiritualidade de um Cristo que promove um amor, de um amor que promove a melhoria e qualidade de vida de nosso povo”. “A ULBRA também busca viver um modelo pedagógico que seja transformador”, afirmou.

O Grande Expediente foi acompanhado pelo Vice-Reitor da ULBRA, Adriano Kiarani da Silva; o vice-presidente da Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), mantenedora da universidade, Carlos Melke; a diretora acadêmica da Ulbra, Adriana Ziemer Gallert; o capelão geral, Maximiliano Silva; o assessor administrativo da reitoria, Alexandre Berton; as diretoras acadêmicas adjuntas da reitoria, Jane Sirlei Kuck Konrad, Patrícia Liane Grudzinski da Silva e Cristine Fisher e a assessora de comunicação da reitoria, Cristiane Menezes Testa.

PROJETOS DE LEI E REQUERIMENTOS VOTADOS

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 221/2022 - Requerimento de autoria do vereador Duarte (Republicanos). “Requer a prorrogação da Comissão Especial para tratar sobre a Reciclagem e Energias Renováveis".

JUSTIFICATIVA: Solicita a Prorrogação da Comissão Especial para tratar sobre a Reciclagem e Energias Renováveis por mais 120 dias para concluir os trabalhos e tecer o relatório final da comissão em comento.

.

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 224/2022 - Requerimento de autoria do vereador Tina Colares (PV). “Solicita espaço no Grande Expediente, com data a ser aprazada, para homenagear a artista Kanauã Nharu.".

JUSTIFICATIVA: "Kanauã Nharu com 30 anos, natural de Blumenau Santa Catarina, mas moradora do Rio Grande do Sul desde os 16, e há cerca de oito anos vive em Canoas, é uma pessoa não binária e indígena. Trabalha com produção, atuação, direção e preparação de elenco. E foi a proponente e diretora do Documentário: Corpos/Cidade. “Corpos/Cidade” é um documentário que nasce de uma pesquisa de criação em dança dirigida por mim através de um edital de fomento à cultura (Edital Criação e Formação Diversidade das Cultura - SEDAC/Fundação Marcopolo) em Setembro de 2021. O projeto é composto por equipe e elenco todo LGBTQIAP+ e conta a história da cidade que dança em meio ao caos. Corpos exploram ruas, praças, prédios, teatros e passarelas. Na busca de entender como a cidade influencia em seus movimentos e como o comportamento social se altera ao ver corpos dançantes, a obra reúne imagens e relatos de sete artistas de três cidades distintas. Como as estruturas que nos rodeiam constroem e destroem quem somos? No mesmo mês de sua estreia foi selecionado para o 6° Corpografias em MG tendo sua estreia fora do estado, no mês de Janeiro teve sua estreia internacional no Festival internacional “Lift-Off Global Network (UK)” em Março e maio, e foi exibido no Festival internacional “Clapperboard Golden Festival” (SP) e no “Independent Video Film Festival of Youtube Art Club Pavlos Paraschakis" na Grécia, atualmente entrou para o catálogo da SulFlix, uma SULFLIX é uma plataforma de streaming com conteúdo 100% gaúcho. A busca por um espaço de acolhida diante da sensação de não pertencimento em questão de gênero e de sexualidade levou Kanauã a ter contato com a dança por volta dos 15 anos. Aos 17, entrou em um grupo profissional, passando a fazer apresentações fora do Estado. Hoje, é formada em Dança pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e está cursando Teatro na mesma instituição. Na sua arte, busca falar sobre denúncias, deveres, direitos e raízes, relacionando principalmente a população LGBTQIAP+".

.

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 226/2022 - Requerimento de autoria do vereador Juares Hoy (PTB). “ Votos de Congratulações ao 15º Batalhão da Polícia Militar pela passagem dos 40 anos de serviço no Município de Canoas".

JUSTIFICATIVA: "Este requerimento tem como objetivo homenagear o 15º Batalhão de Polícia Militar, que completa 40 anos neste dia 25 de Agosto. Sabemos da importância da corporação para a segurança pública da nossa Cidade. A Brigada Militar É a força de segurança pública que têm por função o policiamento ostensivo. Esta Casa Legislativa deve o reconhecimento ao 15º BPM por seus serviços prestados ao nosso Município. O signatário requer que seja dada ciência deste ato ao Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho, bem como ao Secretário de Segurança Pública do Estado Coronel Vanius Cesar Santarosa".

.

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 226/2022 - Requerimento de autoria do vereador Juares Hoy (PTB). “Solicito espaço em Grande Expediente para homenagear a passagem do Dia do Soldado comemorado no dia 25 de Agosto.".

JUSTIFICATIVA: "Esta solicitação tem como objetivo homenagear a passagem do “Dia do Soldado” e todos os soldados, em especial, aqueles que há anos vem servindo e protegendo as comunidade de Canoas e Nova Santa Rita. O dia 25 de agosto foi escolhido como o Dia do Soldado em homenagem ao aniversário de Duque de Caxias, Luis Alves de Lima e Silva, que se tornou patrono do exército brasileiro. Os soldados são pessoas de honra, que cuidam da defesa da população, vigiando as ruas das cidades contra assaltos, homicídios, drogas e outros crimes. Também fazem resgates e socorrem pessoas em acidentes. O soldado pode atuar tanto nas Forças Armadas do Brasil (Exército, Aeronáutica e Marinha), quanto na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Muitas vezes, abdica do seu conforto e arrisca a própria vida para garantir a segurança da população. O signatário requer que seja convidado para este ato o Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Comandante Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, bem como o Comandante do 3º Batalhão de Suprimentos de Nova Santa Rita, Comandante Coronel Eduardo Rodrigues da Silva.

.

APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 229/2022 - Requerimento de autoria da Comissão de Saneamento Ambiental, Resíduos Sólidos, Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Habitação. “Solicito seja designada Audiência Pública a ser convocada pela Comissão de Saneamento Ambiental, Resíduos Sólidos, Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Habitação para explanação do representante da Corsan Sr Roberto Correa Barbuti e o representante da empresa Ambiental Metrosul Sr. Angelo Mendes.".

JUSTIFICATIVA: "A Comissão de Saneamento Ambiental, Resíduos Sólidos, Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Habitação em reunião realizada no dia 09 de agosto de 2022 deliberou, por seus membros, em realizar audiência pública em data a ser aprazada, com a finalidade de esclarecimentos sobre as obras que estão sendo realizadas na cidade pela CORSAN e METROSUL, com a presença do representante da Corsan Sr. Roberto Correa Barbuti e o representante da empresa Ambiental Metrosul Sr. Angelo Mendes. É de extrema importância a realização da audiência para que as questões e solução dos problemas sejam informados a Comissão bem como as providências que serão tomadas aos munícipes.




topo