Segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Data: 1 de setembro de 2022
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Bruno Saraiva / Divulgação CMC

Os 85 anos da Igreja Assembleia de Deus de Canoas foram celebrados na Câmara, nesta quinta-feira (01/9), em Grande Expediente proposto pelo vereador Gilson Oliveira (Avante) e Abmael (Solidariedade). A instituição reúne atualmente 68 templos e 12 mil membros na cidade.

A realização de um grande culto ao ar livre junto à figueira localizada na Rua Dr. Barcellos marcou o início da Assembleia de Deus, em 18 de agosto de 1937, no município. Membro há 39 anos, o vereador Gilson destacou a força da instituição, que abrange 101 mil templos, 60 mil pastores e 22 milhões de fiéis no país. "A Assembleia de Deus é uma marca registrada porque transforma vidas. É a maior igreja evangélica pentecostal do mundo”, enfatizou.  O parlamentar salientou que existem 351 mil templos distribuídos em 217 países, somando mais de 70 milhões de fiéis.

O pastor Edegar Machado, que foi presidente da Assembleia de Deus no município durante 42 anos, ao receber a homenagem, comentou a comemoração pelos 85 anos da instituição, o Jubileu de Girassol. "Nossa igreja é um organismo vivo, onde atua o Espírito Santo de Deus. Agradeço a Deus por termos chegado até aqui", afirmou.

PROJETOS DE LEI E REQUERIMENTOS VOTADOS

APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 230/2022 - Requerimento de autoria do vereador José Carlos Patrício (Progressistas). “Solicito votos de congratulações ao Colégio Estadual Tereza Francescutti, pela passagem dos seus 50 anos de fundação, no dia 26 de agosto de 2022".

JUSTIFICATIVA:
O Colégio Estadual Tereza Francescutti fundado em 26 de Agosto de 1972, completa 50 anos formando jovens no município de Canoas. Dessa forma, gostaria de solicitar votos de congratulações para o Colégio Estadual Tereza Francescutti pela passagem dos seus 50 anos de fundação.

.

APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 231/2022 - Requerimento de autoria do vereador Jefferson Otto (PSD). “Solicita a inclusão na Ordem do Dia do Projeto de Lei Nº 25/2022 de autoria do Executivo Municipal".

.

APROVADO  - PROJETO DE LEI PM Nº 25/2022 - Projeto de Lei de autoria do gabinete do Prefeito Municipal. "Dispõe sobre a concessão de auxílio financeiro para o esporte no âmbito do município de Canoas e revoga a Lei nº 3.756, de 11 de setembro de 1993".

JUSTIFICATIVA: "Propomos a Lei Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico, visando ampliar o engajamento, permanência, aprimoramento e a manutenção e atletas e técnicos residentes na cidade de Canoas na prática de esportes olímpicos e paralímpicos voltados para o rendimento e busca de resultados expressivos em competições estaduais, nacionais, internacionais e olímpicas/paralímpicas. A Lei Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico tem a intenção de apoiar financeiramente atletas e técnicos do desporto de rendimento prioritariamente em modalidades Olímpicas e paralímpicas, custeando em partes gastos pessoais com inscrições em competições, passagens, hospedagem e alimentação para eventos esportivos; transporte, aquisição de materiais e equipamentos esportivos para treinamento, além de cursos de capacitação para os técnicos".