menu
Segunda-feira, 3 de outubro de 2022
Notícias

Em audiência pública, prefeitura de Canoas apresenta projeto da PPP da Iluminação Pública


Data: 2 de setembro de 2022
Crédito: Assessoria CMC
Fotos: Bruno Saraiva / Divulgação CMC

A Prefeitura de Canoas realizou, nesta sexta-feira (02), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a audiência pública para apresentação do Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública. O projeto tem por objetivo modernizar, expandir, operar, tornar mais eficiente e realizar a manutenção de toda infraestrutura de iluminação pública do município. Todo parque de iluminação pública vai ser modernizado, tendo uma melhoria significativa na iluminação na cidade, pois serão substituídos todos os pontos de iluminação pública por luminárias com tecnologia de Led.

Com a PPP, espera-se a redução de pelo menos 45% (quarenta e cinco por cento), do consumo de energia elétrica nos pontos de iluminação pública modernizados para LED, comparativamente ao consumo de luminárias atuais do parque não modernizado; Redução dos custos de operação e manutenção do parque de iluminação pública, em decorrência da telegestão; Diminuição dos níveis de criminalidade; Maior desenvolvimento econômico e de oferta de serviços no horário noturno.

Conforme Nedy de Vargas Marques, prefeito de Canoas, “esta é a situação que nós vivemos hoje, muitos pontos do nosso município apresentam baixa qualidade e com isso, é exatamente o povo da nossa cidade”. “Como representante do poder executivo, me sinto honrado de estar participando desta etapa de nosso município, que em breve terá uma iluminação moderna e economicamente viável”. Já o líder do governo, Jefferson Otto (PSD), disse que "é a parceria público privada que reúne na eficiência da iniciativa privada, com menos burocracia, mas também na fiscalização e o do poder público, que é importante. “Fico feliz que esse projeto foi aprovado por unanimidade, essa é uma das grandes honras de ser parlamentar, principalmente quando a gente pode aprovar projetos que a gente sabe que de fato vão melhorar a vida das pessoas e vão transformar a nossa cidade, que é o caso da PPP da Iluminação Pública”.

Segundo o Secretário de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos, Wesley Callegari Cardia, “o projeto de iluminação pública que a Câmara votou por unanimidade é fantástico, e não é qualquer cidade, qualquer Câmara que tem”. “A média de economia das prefeituras com os novos contratos de iluminação está em torno de 54%”, falou. A diretora de Parcerias Público Privadas da Prefeitura de Canoas e líder do projeto, Larissa Junckes, contou que “lá no início, quando o prefeito Jairo fez a composição do núcleo, fez acreditando no trabalho, trazendo uma proposta completamente diferenciada para a cidade de Canoas”. “Este é um ponto muito importante que o prefeito Nedy manteve isso, acreditando no trabalho, mesmo que não fossemos da casa e que estejamos trazendo um escopo de fora, mas com experiências do que já deu certo”.

 




topo