menu
Domingo, 27 de novembro de 2022
Notícias

Câmara sedia a cerimônia de abertura da III Semana Lixo Zero de Canoas, este ano como evento do Calendário Municipal


Data: 20 de outubro de 2022
Crédito: Divulgação / Canoas Lixo Zero
Fotos: Divulgação

Na próxima sexta-feira (21/10) inicia a III Semana Lixo Zero (SLZ) de Canoas, agora integrante do Calendário de Eventos do município, pela Lei Nº 6.546, de 1º de abril de 2022. A Semana Lixo Zero é um evento voluntário e colaborativo que ocorre a nível nacional, promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil e organizado em Canoas pelas embaixadoras Andressa Soares e Jaíza Frias, com apoio de um grupo de voluntários. O tema deste ano é “Coletivo & Comunidade” e o objetivo é mobilizar os diferentes setores da sociedade a promoverem atividades na sua empresa, escola, universidade e/ou comunidade a fim de estimular o debate e a reflexão sobre o nosso consumo e a importância de pensarmos coletivamente e assumirmos nossa responsabilidade pelos resíduos que geramos.

A cerimônia de abertura acontecerá no dia 21 de outubro, das 10h às 11h30min, no plenário da Câmara de Vereadores de Canoas, aberto ao público e com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no YouTube. As embaixadoras apresentarão a proposta do movimento Lixo Zero na cidade e as atividades desenvolvidas pelo Canoas Lixo Zero, a programação da SLZ 2022 e farão uma abordagem sobre a temática Coletivo & Comunidade. A programação segue até dia 29 de outubro, com palestras, rodas de conversa, oficinas, feiras, pontos de coleta de materiais recicláveis, atividades de educação ambiental das cooperativas de reciclagem dentro de escolas públicas e praças públicas, mutirões de limpeza de ruas e encostas de rio e dia “D” sem sacola plástica em feiras, supermercados e outros estabelecimentos comerciais.

Alguns destaques: Dia 22/10 acontecerá a I Feira da Sustentabilidade com o Drive thru da Reciclagem Solidário, das 14h às 18h na Rua Dr. Barcelos, 950, no centro de Canoas - iniciativa da Moveu Socioambiental em parceria com o Canoas Lixo Zero e a Transformar RS, e apoio da Mídia na Mesa. A ideia é que as pessoas tragam seus materiais recicláveis e doações e aproveitem para conferir as atrações da feira, como brechós, produtos artesanais e naturais, lanches vegetarianos e veganos, kombucha e cerveja artesanal, além da exposição de trabalhos escolares. Dia 25/10 às 9h e dia 27/10 às 14h a SBR abrirá  as portas da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil para visitação. As inscrições poderão ser feitas através do link disponível na bio da página do Instagram do Canoas Lixo Zero. Também dia 27/10 das 8h às 16h acontecerá o I Fórum Estadual Municípios Lixo Zero na Assembleia Legislativa do RS, com inscrições abertas no site do Coletivo Lixo Zero RS.

A programação completa da SLZ 2022 se encontra no site www.coletivolixozerors.com/canoas. Para mais informações e conteúdos acesse a página do Facebook ou Instagram do Canoas Lixo Zero.




topo