menu
Domingo, 27 de novembro de 2022
Notícias

Câmara Municipal realiza Grande Expediente em alusão ao Outubro Rosa, em prevenção ao câncer de mama


Data: 20 de outubro de 2022
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Gustavo Garbino / PMC

O Grande Expediente da tarde desta quinta-feira, 20, de autoria da vereadora Vani Piovesan (PT), teve como objetivo receber, na casa legislativa, a
Secretaria Adjunta de Mulheres, a Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Secretaria de Saúde para explararem sobre o Outubro Rosa. Para tratar do assunto, estiveram presentes o Prefeito Municipal, Nedy de Vargas Marques, a Secretária Adjunta da Mulher, Rosa Maria Marcela, a Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Ana Maria Viezzer e a Secretária Adjunta da Saúde, Denise de Mello da Silva. Também estiveram presentes a Assessora Adminstrativa da Liga, Geane Kich, a Vice-presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Diretora do gabinete da Primeira Dama, Mari Mantelli. 

O outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Vani Piovesan, proponente, diz que “este Grande Expediente tem por finalidade, explanações sobre as ações a serem realizadas pelos convidados no decorrer do outubro rosa.”. “Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática”. “Agradeço e parabenizo pelo trabalho a Liga Feminina de Combate ao Câncer, que consegue chegar onde o poder público não chega e alcança pessoas que a prefeitura não consegue”, concluiu Vani.

Rosa Marcela, Adjunta das Mulheres, começou agradecendo o espaço e pelo acolhimento de todos. “É importante lembrar que também os homens podem ter câncer de mama, mesmo que 1% da incidência seja no sexo masculino, mas é necessário que haja o auto cuidado, o toque e que o médico de imediato seja procurado, porque 80% dos tumores são descoberto dessa forma.”. “Para as mulheres, é sempre recomendado fazer o auto exame no período menstrual, que é mais fácil de identificar qualquer alteração”, concluiu Rosa Marcela. Já, a adjunta da Saúde, Denise da Silva, traz números sobre o dia D contra o câncer de mama: "quando falamos do Outubro Rosa, lembramos apenas do cancêr de mama, mas também temos o cancêr de colo de útero". "Nós ampliamos as mamograficas no último dia D, o que resultou em 246 exames em apenas um dia", contou.

O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, afirmou que a Liga faz "um trabalho obstinado, que vale manter ali no sentido de procurar sensibilizar as mulheres sobre o auto exame, a boa alimentação, exercício físico, tudo isso é importante neste outubro rosa ser lembrado por todos, não só pelas mulheres". "Agora no Outubro Rosa, por uma reunião envolvendo todos os secretários do município, o governo resolveu ampliar em cinquenta vezes mais o número de mamografias que oferecia dentro da normalidade e isso nós fizemos visando exatamente diminuir as dificuldades que as mulheres passam neste sentido", falou o prefeito.




topo