menu
Quinta-feira, 1 de junho de 2023
Notícias

Votações da sessão ordinária de 03/11


Data: 3 de novembro de 2022
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Bruno Saraiva / Divulgação CMC

A Câmara Municipal de Canoas realizou, na tarde desta quinta-feira, 21, sessão ordinária. Houve a votação de requerimentos do legislativo.

PROJETOS DE LEI E REQUERIMENTOS VOTADOS

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 266/2022 - Requerimento de autoria do vereador Leandrinho (PSD). “Solicita a inclusão na Ordem do Dia do Projeto de Lei Legislativo Nº 19/2022 de minha autoria que "Denomina – Rua 07 da Vila Santa Maria. Inicia na Rua Imbé, seguindo no sentido Leste, com a extensão de aproximadamente 62 m, finalizando na Rua Ernesto da Silva Rocha, Rua Daniel Suertegaray.".

.

 APROVADO  - PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 19/2022 - Requerimento de autoria do vereador Leandrinho (PSD). “Denomina – Rua 07 da Vila Santa Maria. Inicia na Rua Imbé, seguindo no sentido Leste, com a extensão de aproximadamente 62 m, finalizando na Rua Ernesto da Silva Rocha, Rua Daniel Suertegaray.".

JUSTIFICATIVA: Daniel Suertegaray veio para Canoas em meados de 1960, residindo no Bairro Estância Velha desde então. Daniel ainda é conhecido na vizinhança por ser uma pessoa de ótima índole e sempre disposto a ajudar a todos, uma pessoa trabalhadora que dedicou grande parte de sua vida na Metalúrgica Madef. Na chegada da energia elétrica no bairro, foi o elo de ligação entre os moradores do bairro com a tecnologia recém chegada, em razão que na residência de Daniel era um dos únicos pontos para carregar as baterias dos televisores e demais eletrodomésticos para todos. Em toda sua vida se dedicou à família e à fazer o bem para o próximo. Muitos vizinhos relatam que o Seu Daniel, como era conhecido, era o primeiro a chegar quando alguém estava construindo sua casa para ajudar nas obras. Na época que muitos poços foram cavados nas redondezas, relatos dos amigos que ele participou da maioria destas escavações, sempre com uma força inigualável e seu carrinho de mão pendurado nos ombros com uma corda. Já nos anos 90, depois de aposentado, passou a auxiliar na reciclagem de papelão, o que fez com que todos os donos de mercados e comércios o conhecessem pelo nome, tendo em vista que o homem sempre muito educado, organizava os papelões para levar embora, mas não se despedia do estabelecimento antes de deixar todo o restante do lixo organizado em sacolas. Daniel Suertegaray faleceu em 21 de Janeiro de 2022 e merece o reconhecimento desta Cidade e desta Casa Legislativa.

.

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 260/2022 - Requerimento de autoria do vereador Linck (MDB). “Solicito espaço em Grande Expediente, se possível na data de 10.11.2022, para que seja apresentado o Centro de Atendimento do Idoso- CCI, que tem como finalidade assegurar os direitos das Pessoas Idosas. E para homenagear o Sr.Silon da Silva e Ione Alicantes da Silva que representam o Rei e Rainha da terceira idade de Canoas há mais de oito anos.".

JUSTIFICATIVA: O CCI- Centro de Atendimento do Idoso é uma unidade que passou por uma reforma e foi reinaugurado em março de 2022. Atualmente conta com 22 grupos de Idosos cadastrados, os quais participam de atividades desenvolvidas pelo Centro de Convivência e usufruem do espaço para realização de seus eventos. Além disso, o Rei e Rainha da terceira idade de Canoas há mais de oito anos é representado pelo Sr. Silon da Silva e a Sra Ione Alicantes da Silva. O centro oferece atividades gratuitas para toda comunidade maior de 60 anos, atualmente ofertados: aula de dança, atividade física direcionada à terceira idade, aula de celular, oficina de crochê e tricô. Também constam palestras mensais que abordam temas alusivos ao processo de envelhecimento, o objetivo das atividades é ampliar a qualidade de vida das pessoas idosas.

.

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 265/2022 - Requerimento de autoria da vereadora Maria Eunice (PT). “Votos de profundo pesar pelo falecimento do Senhor Feres Jorge Rocha e Silva Uequed.".

JUSTIFICATIVA: Jorge Uequed deputado federal constituinte, também foi professor, advogado, jornalista e empresário. Atualmente ocupava o cargo de diretor do Jornal O Timoneiro.

 




topo