menu
Domingo, 27 de novembro de 2022
Notícias

Políticas para a terceira idade: Câmara promove Grande Expediente para apresentar o Centro de Atendimento do Idoso


Data: 10 de novembro de 2022
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Bruno Saraiva / Divulgação CMC

O Grande Expediente da tarde desta quinta-feira, 10, de autoria do vereador Linck (MDB), teve como objetivo explanar para os vereadores e população, o que é e como funciona o Centro de Atendimento do Idoso - CCI, que tem como finalidade assegurar os direitos das pessoas idosas e para homenagear Rei e Rainha da terceira idade de Canoas há mais de oito anos. Para tratar do assunto, os vereadores receberam na mesa diretora o Secretário de Relações Institucionais, Emilio Millan Neto; o Rei e Rainha da Terceira Idade, Silon da Silva e Ione Alicantes da Silva. Nas cadeiras de honra, estavam presentes o Casal Simpatia da Terceira Idade, José Américo Sebben e Maria Laura Sebben; a Secretária Adjunta do Idoso, Carmem Marin e Camila Ferreira; a Diretora da Secretaria Adjunta do Idoso, Cristini Becker; a representante do Centro de Convivência do Idoso, Edneia Hahn e a representante da Coordenadoria do Idoso, Neuza Gomes.

Eracildo Linck, proponente, conta emocionado que “o Centro de Atendimento do Idoso é uma unidade que passou por uma reforma e foi reinaugurado em março de 2022 e atualmente conta com 22 grupos de Idosos cadastrados, os quais participam de atividades desenvolvidas pelo Centro de Convivência e usufruem do espaço para realização de seus eventos”. “Além disso, o Rei e Rainha da terceira idade de Canoas há mais de oito anos é representado por Silon da Silva e Ione Alicantes da Silva", conta. "O centro oferece atividades gratuitas para toda comunidade maior de 60 anos, como aula de dança, atividade física direcionada à terceira idade, aula de celular, oficina de crochê e tricô". "Também constam palestras mensais que abordam temas alusivos ao processo de envelhecimento, o objetivo das atividades é ampliar a qualidade de vida das pessoas idosas", concluiu o vereador.

O Rei da Terceira Idade, Silon da Silva, diz que "levamos um pouco de cada pessoa, que nós recebemos com carinho". "Agradecemos aos jovens que cuidam de nós, somos vocês amanhã". "Idosos, sorriam, saibam seus direitos, sejam alegres". 

.

PROJETOS DE LEI E REQUERIMENTOS VOTADOS

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 274/2022 - Requerimento de autoria do vereador Alexandre Gonçalves (PDT). “Solicito espaço em Grande Expediente, com data a ser aprazada, para homenagem a Tradição Móveis Planejados, localizado na Rua Tamoio 1.219, bairro Niterói.".

JUSTIFICATIVA: A loja de Móveis Planejados Tradição, completa 10 anos de atividade em Canoas nesse mês e por isso a nossa homenagem. Criada em 16 de novembro de 2012, por seus sócios, Fábio e Scheila, a loja vem prestando serviço de excelência aos seus clientes, bem como gerando emprego e renda para nosso município. É sabido por todos as dificuldades em empreender e quando temos uma história de sucesso, como Móveis Tradição, faz-se necessário celebrar essa vitória, até mesmo para que sirva de exemplo e motivação para outros que idealizam empreender. Diante do exposto, justifica-se o pedido.

.

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 275/2022 - Requerimento de autoria da Bancada do PT. “Solicitamos espaço em Grande Expediente, com data a ser aprazada, referente aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.".

.

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 276/2022 - Requerimento de autoria do vereador Alexandre Duarte (Republicanos). “Moção de Repúdio ao professor de língua portuguesa do 8º ano da Escola Estadual Antônio Xavier da Rocha, localizada em Santa Maria - RS, que divulgou conteúdo inapropriado para crianças em sala de aula.".

JUSTIFICATIVA: Considerando que o Princípio da Proteção Integral da criança e do adolescente, tem como origem legal a nossa Carta Magna, precisamente em seu Art: 227, o qual estabelece os deveres da família e do Estado de assegurar à criança e ao adolescente o direito à vida, à saúde, à alimentação, ao lazer, à cultura, à profissionalização, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Com o advento do ECA, temos este Princípio reforçado em toda a sua estrutura. Assim, parte-se do pressuposto, que as crianças e os adolescentes, necessitam, da família, sociedade, da Escola e do Estado para resguardar os seus bens fundamentais até que se tornem plenamente desenvolvidos tanto fisicamente, moralmente, mentalmente, espiritualmente e socialmente. Quando se fala da PROTEÇAO INTEGRAL, não está se falando apenas de abster-se da violação de seus direitos quanto a um comportamento positivo por parte dos cidadãos, da autoridade pública, em regra, dos adultos responsáveis em assegurar proteção especial, mas de que CRIANÇAS E ADOLESCENTES têm o direito de que os adultos façam coisas em favor deles para seu crescimento intelectual e social, ao invés de coloca-los em situação de constrangimento, violência moral, ao abordar uma relação sexual entre um homem e um menino. Nesta linha de entendimento, não podemos aceitar que nossas crianças e adolescentes sejam expostos desta forma EM SALA DE AULA, sendo inadmissível esse tipo de conteúdo, pois temos literaturas ricas em conteúdo ao seu saudável desenvolvimento, porque as crianças e adolescentes estão passando por transformações corporais, psicológicas, prejudicando seu desenvolvimento com essas aberrações. Este fato deve ser repudiado pela sociedade, por ser crime contra a liberdade sexual e penalizado no Artigo 217 – A – do código penal como estupro de vulnerável.

.

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 277/2022 - Requerimento de autoria do vereador Alexandre Duarte (Republicanos). “Solicito espaço no Grande Expediente a ser realizado no dia 22 de Novembro de 2022, para apresentação do Projeto Recomeçar do Instituto Penal de Canoas, que possibilita que apenados do Regime Semiaberto trabalhem no município, tendo como representante legal Rodrigo Coelho.".

JUSTIFICATIVA: O objetivo do Grande Expediente é homenagear o Programa Recomeçar que completa 12 anos de convênio com a Prefeitura de Canoas em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Este Programa contribui para a inclusão social dos apenados por meio de serviços prestados ao município.

.

 APROVADO  - PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 30/2022 - Requerimento de autoria do vereador José Carlos Patricio (Progressistas). “Denomina Rua Nelcyr Mancy, o lado impar da Rua Mauro Ferreira Marques, que inicia na Rua Rio dos Sinos seguindo no sentido norte, com a extensão de aproximadamente 113m, Finalizando na Rua Engenheiro Kindler.".

JUSTIFICATIVA: O presente projeto tem como objetivo melhorar a localização residencial, tanto para moradores, como para os correios , entregadores e visitantes do local.. Indicamos tal proposição a fim de que o o lado ímpar da Rua Mauro Ferreira Marques, passe a ser denominada de Nelcyr Mancy, diminuindo os transtornos, já que passará a ter designação oficial e CEP definitivo. É com especial estima e com imensa honra que indico a denominação de Nelcyr Mancy. Nelcyr Mancy nasceu eu Santa Maria no dia 21/01/1935, filho de Damásio Mancy e Olinda Santos, veio de Santa Maria com 6 anos junto com seus pais para Canoas, o pai era Militar e veio para ajudar a construir a Base Aérea de Canoas. Aqui se estabeleceu e constituiu família, foi funcionário do Montab (Montebiu da Família militar Brasileiro). Por muitos anos trabalhou na antiga fábrica de móveis em Canoas (Esplendida). Fez curso para Massagista e foi Treinador de Futebol em Clubes grandes da época, como o antigo Palmeirinhas e Império FC da Vila Cerne ,onde foi um dos primeiros moradores. Casou e teve 6 filhos, Olinda de Souza Mancy, Manuel Melo Mancy, Edson de Souza Mancy, Edilson de Souza Mancy, Edimilson de Souza Mancy e Edenilce de Souza Mancy(in memorian), se despediu desse mundo em 12/01/2021, com 86 anos de idade. Residiu na Vila Cerne por 60 anos ,no mesmo endereço.




topo