menu
Quinta-feira, 1 de junho de 2023
Notícias

Racismo Institucional: Escola do Legislativo realiza painel em alusão ao Dia da Consciência Negra


Data: 18 de novembro de 2022
Crédito: Escola do Legislativo
Fotos: Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Canoas convida a todos para o painel com o tema “Racismo Institucional”, que tem o objetivo de promover uma reflexão a respeito de qualquer sistema de desigualdade que se baseie em raça e que possa ocorrer em instituições como órgãos públicos governamentais, corporações empresariais privadas e universidades (públicas ou particulares).


O evento, que é uma realização da Escola do Legislativo em parceria com o Gabinete da Vereadora Maria Eunice, será realizado no dia 21.11.2022, segunda-feira, com início às 14h, e ocorrerá na modalidade presencial, no Plenário da Câmara Municipal de Canoas. 
Inscrições para obter o Certificado de Participação podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/aPGa8xxuXyC2Xz9m8 e eventuais dúvidas sobre o evento podem ser dirimidas pelo e-mail: [email protected]


O Painel será composto por:
1) Rosangela Brochado Jesus: Educadora social que atua como promotora legal popular no combate à violência das mulheres, formada pela Thêmis, Terapeuta Comunitária, Conselheira na Ong Multiétnico Empreendedores Sociais e Conselheira do Compir Canoas (Conselho Municipal de Igualdade racial e imigrantes).
2) Deivison Moacir Cesar de Campos: Jornalista, Doutor em Ciências da Comunicação e doutorando em História. Professor e Coordenador do Curso Jornalismo na PUCRS. Pesquisador vinculado aos grupos de Comunicação e Mídia da ABPN; Estéticas, Políticas do Corpo e Gênero da Intercom.
3) Tiago Marques: Mestre e Doutorando em Educação (Ulbra), Licenciatura em História (Ulbra), trabalhou no PIBID dando aulas no colégio Guajuviras, realizou estágio no NEABI da Ulbra, no Mestrado, pesquisou sobre branquitude e formação de professores de História, cujo tema segue estudando no Doutorado.


Serão os mediadores do evento Maximilian Gomes, Diretor da Escola do Legislativo de Canoas, Pedagogo e Mestre em Educação, e Marina Silveira, Jornalista, Social media, Integrante do grupo Dos Grilhões às Cotas, Ativista Social das questões Étnicos Raciais, Colunista do Jornal Afro Gueto e Assessora Parlamentar da Câmara de Canoas.




topo