menu
Domingo, 27 de novembro de 2022
Notícias

Grande Expediente homenageia Banco de Alimentos de Canoas


Data: 23 de novembro de 2022
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Bruno Saraiva / CMC

O Grande Expediente da noite desta quarta-feira, 23, de autoria da vereadora Vani Piovesan (PT), teve como objetivo explanar para os vereadores e população, o trabalho do Banco de Alimentos de Canoas, que neste mês completa 15 anos. Em paralelo a isso, o evento também homenageou, através do Troféu Canoas, o presidente e a vice-presidente da instituição, Henrique Ferrite e Valderes Silva. Nas cadeiras, estiveram presentes o presidente e o conselheiro do Conselho Municipal de Saúde, Mário Dhein e Ivo Nunes e as Diretoras de Captação e Marketing do Banco de Alimentos, Janete Flores e Daniele Cenedeze.

Vani Piovesan, proponente, justifica o Grande Expediente dizendo que “o Banco tem a missão de sensibilizar a sociedade no combate à fome, um dos maiores flagelos da humanidade e cujos objetivos incluem a garantia ao direito à alimentação para o maior número de pessoas possível; a promoção ao respeito às pessoas através de uma oferta de qualidade nos serviços e alimentos; gerar segurança alimentar e excelência técnica em todos os processos desenvolvidos; promover a autoestima e elevar a esperança das pessoas mais necessitadas e construir uma relação de responsabilidade e compromisso com a sociedade através do estímulo ao voluntariado". "Eles fazem muito mais que apenas captar, transportar e entregar alimentos, isso é apenas um dos trabalhos que o Banco faz, eles ensinam as pessoas e as entidades a aproveitarem a comida de todas as formas", contou a vereadora.

Ferrite, falou que "temos uma demanda de dez toneladas mensais, mas atualemente arrecadamos aproximadamente 5 mil quilos, o que gera um défcit". "Temos um trabalho que não desistimos nunca, por mais que seja árduo e feito de forma voluntária, afinal o Banco tem um trabalho social muito grande, ele vai as entidades, ensina como aproveitar o alimentos através de oficinas, o que tem gerado ótimos resultados", afirmou. Valderes concluiu dizendo que "nosso trabalho leva comida para as pessoas e quem tem fome, não pode esperar".

O Banco de Alimentos de Canoas atende atualmente 35 entidades sociais, comunitárias dentre outras, que são cadastradas e atuam no atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos. As linhas de atuação são exercidas para o cumprimento dos seus objetivos, onde o Banco de Alimentos prestará serviços gratuitos, permanentes e sem qualquer discriminação de clientela, tendo como norte a observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência estabelecido em Estatuto. Compreende o público alvo para a distribuição de alimentos, principalmente as crianças, os adolescentes, adultos, ou seja, pessoas que estão em vulnerabilidade social.

Destaca-se neste contexto, projetos que são desenvolvidos pelo Banco de Alimentos:

• O projeto “Nutrindo o Amanhã”, que visa identificar o perfil nutricional de crianças e orientá-los para uma alimentação saudável e quanto a higienização de alimentos.

• O projeto “Oficina do Sabor”, que prepara as pessoas para optarem por uma alimentação mais adequada.

• O Projeto “Cozinha Nota 10”, cujo objetivo é capacitar para adequação de boas práticas, identificando pontos críticos na produção dos alimentos conforme o número de cozinhas que se encaixam no perfil correto.

• O projeto “Primeiros Passos”, que incentiva práticas alimentares adequadas, estimula a adoção de hábitos de higiene visando a prevenção de infecções.

• O projeto “Sábado Solidário”, com a participação com participações em eventos, shows, palestras, onde ocorre a divulgação nas comunidades sobre o funcionamento das atividades do Banco de Alimentos de Canoas em benefício aos cidadãos carentes.

.

PROJETOS DE LEI E REQUERIMENTOS VOTADOS

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 280/2022 - Requerimento de autoria do vereador Juares Carlos Hoy (PTB). “Votos de Congratulações a ASSOCIAÇÃO CULTURAL E BENEFICENTE JARDIM DE INFÂNCIA PINÓQUIO pela passagem de seus 49 anos de história, sempre primando pela valorização da criança e de seu aprendizado.".

JUSTIFICATIVA: A escola inicia em 07/11/1973 quando um grupo de mulheres se reúnem para criar a Associação Cultural Beneficente Jardim de Infância Pinóquio, tendo em vista a necessidade de ter algum lugar adequado para deixar seus filhos enquanto trabalhavam. Na década de 80 a escola se transfere para o Bairro Rio Branco onde se consolida como referência na educação infantil sempre tendo como norte a educação, primando sempre pela conduta ética e pela civilidade das crianças atendidas e sempre voltadas a inclusão. O signatário requer que seja dada ciência individual deste ato à Mantenedora e Diretora Pedrolina das Neves.




topo