menu
Segunda-feira, 30 de janeiro de 2023
Notícias

Câmara homenageia Clube de Mães de Canoas


Data: 6 de dezembro de 2022
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Mariane Silva

Homenagem proposta pelo vereador Airton Souza (MDB) honrou, na sessão desta terça-feira 6, um grupo de mulheres que integram os Clubes de Mães de Canoas. A intenção foi destacar as atividades desenvolvidas por elas junto às comunidades. Entre as homenageadas está Maria Eloira Andrades Silva (Neca), que foi escolhida como Mãe do Ano de Canoas do Clube de Mães e antecessora.

O vereador Airton exaltou a atuação dos clubes de mães. "É um trabalho que exige muita dedicação e amor. São mulheres guerreiras que nos inspiram a também fazer algo pelos nossos semelhantes", "segundo a Bíblia, a mãe é mais que um nutridora da natureza, ela é uma guardiã apontada pelos céus aos seus filhos", contou. "Além de cuidar das suas famílias, elas cuidam também da família das outras pessoas", afirma o vereador.

.

PROJETOS DE LEI E REQUERIMENTOS VOTADOS

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 287/2022 - Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB). “Votos de congratulações à Maria Eloira Andrades Silva (Neca), que foi escolhida como Mãe do Ano de Canoas do Clube de Mães Clotilde Batista.".

JUSTIFICATIVA: Maria Eloira, canoense, casada e mãe de Marcelo, faz parte do movimento de Clube de Mães há mais de 20 anos, ocupando diversos cargos no clube, atuando como Secretária e Vice-presidente, sempre trabalhando para o sucesso e crescimento do clube. Maria é uma grande influência para a comunidade, há muitos anos dedicando sua vida nos trabalhos, dando cursos de artesanato, auxiliando o conselho do clube, contribuindo para os eventos, expondo seus trabalhos nas Feiras de Canoas e trabalhando como manicure. Por sua disposição e alegria de sempre, Maria sempre se dedica aos cuidados do clube, na área que necessitar. É um verdadeiro exemplo de compromisso e engajamento para o Clube de Mães. Portanto, quero prestar meus votos de congratulações à Maria por ter sido escolhida Mãe do Ano de Canoas. Mãe de grande importância para o clube e para a nossa comunidade.

.

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 289/2022 - Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB). “Votos de congratulações à Rosalina Machazeski, coordenadora do Conselho de Clubes de Mães de Canoas.".

JUSTIFICATIVA: Rosalina iniciou sua caminhada junto aos clubes de mães de Canoas como sócia em seu clube do coração, o Clube São Carlos. Trabalhou muito junto ao clube, tornando-se presidente, posteriormente. Através de seu trabalho e empenho, o clube São Carlos teve grande destaque na comunidade. Após muitos anos atuando nos movimentos de clubes de mães, Rosalina tornou-se coordenadora-adjunta ao lado de Maria Inez Colares, realizando um excelente trabalho. Por conta disso, Rosalina foi convidada a ocupar o cargo da coordenadoria do Conselho de Clube de Mães de Canoas. Como coordenadora do Conselho, Rosalina tem desempenhado grande e importante trabalho, destacando-se por seu empenho e intensidade no trabalho. A partir desse trabalho, o conselho tem se consolidado na comunidade, atingindo um número, atualmente, de oito clubes de mães filiados ao Conselho. A partir disso, quero destacar o trabalho de coordenadoria promovido por Rosalina. Um trabalho sério, comprometido, com visão e determinação. Trabalho em que o foco é fundamentado na ação social e na união da comunidade. Portanto, quero prestar meus votos de congratulações à Rosalina Machazeski, por seu excelente trabalho como Coordenadora do Conselho de Clubes de Mães de Canoas.

.

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 294/2022 - Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB). “Solicita a inclusão na Ordem do Dia do Projeto de Lei Legislativo 34/2022, de minha autoria, que "Denomina a praça que compreende a área entre a Rua Albertina Lemos, ao norte, Rua Gentil Oliveira, ao sul, Rua Marta Pugin, ao leste e Rua Apolinária de Souza, ao oeste, no bairro Harmonia, Praça Sirlei Boa Nova.".

.

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 295/2022 - Requerimento de autoria do vereador Juares Hoy (PTB). “Votos de profundo pesar pelo falecimento do Irmão Henrique Justo, que nos deixou no dia 02 de dezembro de 2022 aos 100 anos.".

JUSTIFICATIVA: Aos 100 anos, morreu no dia 02 de dezembro, em Porto Alegre, o Irmão Lassalista Henrique Justo, pioneiro da Psicologia Científica no país. Justo enfrentava problemas de saúde e faleceu em casa. Nascido em 25 de julho de 1922, em Poço das Antas, interior do Rio Grande do Sul, Henrique Justo foi vocacionado Irmão Lassalista, pesquisador, professor, psicólogo e gestor de unidades educacionais. Graduado em Pedagogia e Psicologia pela PUC- RS, foi um dos fundadores do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em 1948 e, como psicólogo, foi um dos pioneiros da elaboração do Projeto de Lei para constituição dos cursos de Psicologia, na década de 50. Irmão Justo era, ainda, Especialista em Psicologia pelo Instituto Psicotécnico de Madrid, Especialista em Psicologia Humanista pela Universidade da Califórnia, em Sant Diego, e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. No Centro Educacional La Salle de Ensino Superior, hoje Unilasalle, foi professor até os anos 2000. Possui mais de 35 artigos publicados em revistas e periódicos e trinta e sete obras publicadas, além de mais de treze capítulos em livros. Recebeu, em 2018, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade La Salle, em cerimônia ocorrida no Salão de Atos. Doutor Honoris Causa, do latim "por causa de honra", é o título mais importante concedido por uma instituição de ensino. Pode ser atribuída a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.

.

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 297/2022 - Requerimento de autoria do vereador Jonas Dalagna (NOVO). “Solicito espaço em Grande Expediente, no dia 13/12/2022, para homenagear a Zanatta Seguros pela passagem dos seus 30 anos.".

.

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 299/2022 - Requerimento de autoria do vereador Juares Hoy (PTB). “Voto de Congratulação a Rosa Lucilla Schleimer pelo seu centenário que irá se realizar no dia 20.12.2022.".

JUSTIFICATIVA: Nascida no dia 20.12.1922, no município de Montenegro, Rosa Lucilla Schleimer casou-se com Alois Schleimer, natural da Alemanha, no dia 31 de agosto de 1946. Após 10 anos de casados, Alois veio a falecer no dia 26 de setembro de 1956 aos 41 anos. Do relacionamento com Alois, tiveram dois filhos, Maria Érica Schleimer de Souza, nascida no dia 8 de setembro de 1947 e Alois Rodolfo Schleimer, nascido no dia 19 de abril de 1949. Hoje, Rosa Lucilla Schleimer tem cinco netos: Marlise Schleimer de Souza, Patricia Schleimer de Souza, Fernando Schleimer de Souza, Cintia Schleimer e Stevens Schleimer. Rosa Lucilla Schleimer é moradora de Canoas e reside na Rua Santa Terezinha 221 há 73 anos, onde é muito conhecida pelos moradores. O signatário requer que seja dada ciência individual deste ato a Rosa Lucilla Schleimer e seus familiares.

.

 APROVADO  - REQUERIMENTO Nº 300/2022 - Requerimento de autoria do vereador Juares Hoy (PTB). “Solicitamos a presença do Procurador do Município ou quem o Prefeito Municipal indicar, nesta quinta-feira, dia 08 de dezembro de 2022, para explicar a ordem de serviço nº 05 de 1º de dezembro de 2022, assinado pelo prefeito.".

JUSTIFICATIVA: Solicitamos a presença do Procurador do Município ou quem o Prefeito Municipal indicar, nesta quinta-feira, dia 08 de dezembro de 2022, para explicar a ordem de serviço nº 05 de 1º de dezembro de 2022, assinado pelo prefeito em que relata graves desvios de conduta na licitação do processo 29272-0200-3 que tratou da dispensa de licitação nº 08 de 2022 na aquisição de testes de Covid-19 e pela gravidade que consta a portaria, aguardo este requerimento.

.

 APROVADO  - PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 24/2022 - Projeto de Lei de autoria do vereador Márcio Freitas (Avante). “Denomina a Beco das Caneleiras do Loteamento ACADEPOL, Inicia na rua João e Maria, seguindo no sentido sul com a extensão de aproximadamente 50 metros, finalizando cul-de-sac, Travessa das Caneleiras.".

JUSTIFICATIVA: Nosso Projeto visa regularizar a Denominação desta importante via do Loteamento Acadepol para que a rua receba um CEP e os moradores hoje ali instalados tenham o direito de regularizar seus endereços junto as empresas prestadoras de serviço básicos e subsequentemente ter suas moradias regularizadas junto a Prefeitura Municipal de Canoas. A Rua hoje é chama de Beco das Caneleiras por ter neste local três arvores de Canela, plantadas pelos moradores é usados como sombra e ponto de encontro onde conversam e tomam um mate.

.

 APROVADO  - PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 25/2022 - Projeto de Lei de autoria do vereador Márcio Freitas (Avante). “Denomina a Rua Moacir P. Inchado do Loteamento ACADEPOL, Inicia na rua João e Maria, seguindo no sentido norte com a extensão de aproximadamente 300 metros, finalizando na ACADEPOL, Rua FRANCELINO GARCIA DIAS.".

JUSTIFICATIVA: Nosso Projeto visa regularizar a Denominação desta importante via do Loteamento Acadepol para que a rua receba um CEP e os moradores hoje ali instalados tenham o direito de regularizar seus endereços junto as empresas prestadoras de serviço básicos e subsequentemente ter suas moradias regularizadas junto a Prefeitura Municipal de Canoas. A Rua hoje é chama de Rua Moacir do Pé Inchado devido a um morador folclórico do local, mas neste processo de regularização consultamos os moradores e todos indicaram homenagear o senhor Francelino Garcia Dias, primeiro morador das terras onde hoje esta localizada o Loteamento e que as usava para criação de gado. Sua neta Sueli que reside ainda em Canoas conta que o seu avó era muito conhecido na região e que ajudou muitos moradores da região com emprego para ajudar no cuidado com os animais e lhes cedendo espaços para plantio. O senhor Francelino faleceu no final dos anos 70, foi uns dos percursores de nossa cidade e tem o reconhecimento daquela comunidade.

.

 APROVADO  - PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 26/2022 - Projeto de Lei de autoria do vereador Márcio Freitas (Avante). “Denomina a Rua Professora Sebastiana do Loteamento ACADEPOL ,Inicia na rua Moacir P. Inchado, seguindo no sentido leste com a extensão de aproximadamente 100 metros, finalizando na Avenida do Nazário, Rua PROFESSORA SEBASTIANA NILMA KOCHENBORGER.".

JUSTIFICATIVA: Nosso Projeto visa regularizar a Denominação desta importante via do Loteamento Acadepol para que a rua receba um CEP e os moradores hoje ali instalados tenham o direito de regularizar seus endereços junto as empresas prestadoras de serviço básicos e subsequentemente ter suas moradias regularizadas junto a Prefeitura Municipal de Canoas. A Rua Professora Sebastiana é reconhecida e chamada carinhosamente por todos os moradores pois seu filho o Advogado Fabio foi fundador da Associação de moradores e presidente da Associação por 11 anos e para homenagear ele os moradores começaram a chamar a rua pelo nome de sua mãe. Sebastiana Nilma Konchenborger foi professora da rede Municipal e Estadual em Canoas, onde residiu por 40 anos, foi Diretora do Colégio André Leão Puente e Diretora na 27ª Coordenadoria de ensino.

.

 APROVADO  - PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 27/2022 - Projeto de Lei de autoria do vereador Márcio Freitas (Avante). “Denomina a Rua João e Maria do Loteamento ACADEPOL , dividida em dois segmentos, o primeiro inicia na rua Juvêncio Almeida Capellari, seguindo no sentido Sul com a extensão de aproximadamente 42 metros, o segundo no sentido leste com a extensão de aproximadamente 200 metros finalizando na Avenida do Nazário, RUA JOÂO E MARIA.".

JUSTIFICATIVA: Nosso Projeto visa regularizar a Denominação desta importante via do Loteamento Acadepol para que a rua receba um CEP e os moradores hoje ali instalados tenham o direito de regularizar seus endereços junto as empresas prestadoras de serviço básicos e subsequentemente ter suas moradias regularizadas junto a Prefeitura Municipal de Canoas. A rua João e Maria é reconhecida e chamada carinhosamente por todos devido ao casal João Inácio e Maria Conceição Souza de Oliveira que estabeleceram moradia neste local em 1960, criaram seus filhos , ajudaram na fundação do Loteamento Acadepol na distribuição e organização dos lotes. João e Maria faleceram como moradores do Loteamento e são lembrados pelos antigos como pessoas carinhosas e prestativas em sua comunidade.

.

 APROVADO  - PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 28/2022 - Projeto de Lei de autoria do vereador Márcio Freitas (Avante). “Denomina a Rua Acadepol do Loteamento Acadepol , dividida em dois seguimentos, o primeiro inicia na Avenida do Nazário seguindo no sentido oeste com a extensão de 200 metros e o segundo no sentido sul com extensão 170 metros , Rua DA ACADEPOL.".

JUSTIFICATIVA: Nosso Projeto visa regularizar a Denominação desta importante via do Loteamento Acadepol para que a rua receba um CEP para que os moradores hoje ali instalados tenham o direito de regularizar seus endereços junto as empresas prestadoras de serviço básicos e subsequentemente ter suas moradias regularizadas junto a Prefeitura Municipal de Canoas. Rua Da Acadepol leva este nome pois foi a primeira via aberta na ocupação em terreno que era do Estado do Rio Grande do Sul e estava reservado para a instalação da ACADEMIA DE POLICIA em Canoas.

.

 APROVADO  - PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 34/2022 - Projeto de Lei de autoria do vereador Airton Souza (MDB). “Denomina a praça que compreende área entre a Rua Albertina Lemos, ao norte, Rua Gentil Oliveira, ao sul, Rua Marta Pugin, ao leste e Rua Apolinária de Souza, ao oeste, no bairro Harmonia, Praça Sirlei Boa Nova.".

JUSTIFICATIVA: Sirlei Boa Nova nasceu em 28 de Janeiro de 1942, em Canoas. Terminou o ensino fundamental e se casou muito jovem, e dessa união teve três filhos: uma menina e dois meninos. A Vó Sirlei foi uma mulher muito guerreira e batalhadora, um verdadeiro exemplo de perseverança. Trabalhou muito durante toda sua vida, vivendo tempos difíceis. Ao longo de seu casamento, foi vítima de violência doméstica, tendo muitas dificuldades e lutas ao longo de sua vida. Esse sofrimento todo terminou, quando aos seus 45 anos de idade, ficou viúva, cuidando de seus três filhos sozinha. Seus filhos lhe deram seis netos e três bisnetos, trazendo muita felicidade e paz ao seu coração. Entretanto, essa não era sua maior alegria. A plena felicidade ela encontrou quando aceitou Jesus Cristo como seu salvador, e a partir disso, se tornou uma mulher devota e de muita oração. Vó Sirlei frequentou a Igreja do Evangelho Quadrangular por 14 anos, se tornando uma das colunas da igreja, sendo uma verdadeira amiga e conselheira de todos. Porém, no dia 29 de agosto de 2019, a Vó Sirlei faleceu, mas nos deixou um legado de fidelidade, lealdade e amor a todos, nos ensinando a ter uma vida de fé sólida e perseverante.

 




topo