Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta quinta-feira, 9, a entrega do Prêmio Picucha Milanez. A cerimônia homenageou 10 personalidades femininas que se destacam em suas áreas de atuação na cidade.
O prêmio, instituído em 1997, por decreto legislativo, é conferido anualmente pela Câmara Municipal de Canoas a mulheres que tenham se destacado em sua área de atuação ou meio social. O Prêmio recebeu o nome Picucha Milanez para homenagear Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”, falecida em 1973. Uruguaia, nascida em Rivera, em 1888, ela estabeleceu residência onde hoje é o município de Canoas, aos sete anos de idade, juntamente com sua mãe. Aos 19 anos, casou-se com Fioravante Milanez. Picucha se destacou na luta pela construção do Hospital Nossa. Senhora das Graças e pelo trabalho em favor de crianças carentes
O presidente da Câmara, vereador Cris Moraes (PV), conduziu a solenidade, acompanhado pelo Secretário de Relações Institucionais, Felo Uequed, que integrou a mesa principal juntamente com o 1º secretário, Emilio Neto (PT) e do 2°secrtário Eric Douglas (PTB). Cris Moraes enalteceu as mulheres, que lutam sempre pelos seus direitos, contribuindo com a sociedade canoense. Para Cris, as mulheres são obrigadas por um sistema a serem multitarefas e incansáveis, porém, ainda assim, sofrem com preconceito e assédio. "A violência de gênero contra as mulheres, em especial a violência doméstica é a expressão mais perversa da desigualdade de gênero e da assimetria das relações sociais de poder existentes e é um dos mais graves problemas a serem enfrentados em nosso meio". "Dito isso, quero deixar registrado que essa singela homenagem de hoje não existe apenas enaltecer o sexo feminino, mas também, com cunho pedagógico, tem conscientizar sobre a relevância que a mulheres tem em nossa sociedade", afirma Cris. "Admiro-as pela resiliência, pelo empoderamento e pela consciência de suas capacidades de lutar por equidade de gênero em um mundo como o nosso", concluiu Cris.
Representando as homenageadas, Cláudia Azevedo Oliveira, indicada pela bancada do PV, agradeceu ao Legislativo, pelo reconhecimento do trabalho das indicadas ao prêmio. Em seu discurso disse que as agraciadas, representam todas as mulheres. São pessoas que lutam todos os dias por uma sociedade melhor e têm paixão pelo que fazem. E que cada mulher pode ser o que quizer, na hora que quizer, pois todos somos iguais e com direitos iguais, porém com vontades diferentes. Cláudia disse que as homenageadas são exemplo de empoderamento e foram atrás do que estava no coração e fizeram o que queriam.
Djuli Rosa, Criadora da Associação Canoense Autismo Unidos pelo Amor – indicação da bancada do Avante.
Anajara Gomes da Silva, auxiliar de enfermagem a 29 anos em Canoas – indicação da bancada do PT.
Clarissa Demartini, delegada de polícia desde 2010, onde atua contra a violência doméstica – indicação da bancada do MDB.
Raquel Karnopp da Silva, 2ª Sargento da Polícia Militar – indicação da bancada do PTB.
Rosani Rosa Dutra, funcionária pública aposentada do Município de Canoas e militante política – indicação da bancada do PSD.
Sônia Beatriz Bagatini, atuante desde 1992 da ONG - SOS Casa da Acolhida – indicação da bancada do PDT.
Marlene Regina Favero, líder comunitária pertencente a diversas associações – indicação da bancada do Podemos.
Natalia Andreghetto, empresária, protetora de animais e influenciadora digital com mais de 3,7MI seguidores – indicação da bancada do PV.
Letícia Leszczynski, que atua tanto na área jurídica quanto na área do jornalismo e colunista social – indicação da bancada do Solidariedade.
Usar teclado para navegar,
com
Ctrl + nº da tecla