(51)3462-4800 protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
menu
Quarta-feira, 25 de novembro de 2020
Sobre a Câmara

Presidência




VEREADOR JOSÉ CARLOS PATRICIO (PSD)

Natural de Canoas, José Carlos Patricio é administrador de empresas, formado pela Ulbra. Começou sua vida profissional trabalhando na MADEF S.A, onde foi aprendiz do Senai e supervisor de Planejamento e Programador de Produção. Também exerceu o cargo de diretor da Transportadora Rubia Ltda.

Ingressou na política em 1992 pelo PSDB. Trabalhou na Trensurb, atuando como chefe de Gabinete da Diretoria de Operações, e foi diretor-geral da Secretaria Municipal de Obras de Canoas. Em 2004, elegeu-se vereador, com 2.871 votos. Reelegeu-se em 2008, com 3.270 votos.

Em 2011, foi um dos fundadores do PSD no Estado. Propositor de inúmeros projetos de lei, entre eles destacam-se: a criação do Dia do Doador Voluntário de Medula Óssea, da Semana Municipal da Juventude, da Semana Municipal Espírita e do Dia Municipal em comemoração à Lei Maria da Penha.


Compete ao Presidente da Câmara:

I - representar a Câmara em juízo e fora dele;

II - dirigir os trabalhos do Plenário;

III - interpretar e fazer cumprir o Regimento Interno;

IV - promulgar as resoluções e os Decretos Legislativos, bem como as leis com sanção tácita ou cujo veto tenha sido rejeitado pelo Plenário;

V - declarar extinto o mandato dos Vereadores nos casos previstos em lei;

VI - requisitar o numerário destinado às despesas da Câmara;

VII - apresentar ao Plenário, até o dia 15 (quinze) de cada mês, o balancete relativo às verbas recebidas e às despesas do mês anterior;

VIII - manter a ordem no recinto da Câmara, podendo solicitar a força necessária para esse fim.

Parágrafo único. Cabe ao Presidente da Câmara a exclusiva responsabilidade pelo pagamento das despesas e pela guarda das parcelas mensais correspondentes ao duodécimo das dotações orçamentárias do Órgão Legislativo. (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 16/2011)




topo