IEMANJÁ – O vereador Paulinho de Odé (PT) exaltou a qualidade do evento em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá em Canoas. Enfatizou que o evento demonstra que as diferentes religiões podem andar juntas e disse que o município tem capacidade para fazer uma festa ainda maior.
OPERÁRIO – Airton Souza (PP) falou sobre a pavimentação das ruas do bairro Santo Operário, uma demanda antiga da comunidade. “Temos hoje praticamente toda a Vila Santo Operário asfaltada. É muito importante para os moradores terem pavimentação em frente às suas casas”, ponderou.
ÁGUA – A falta de água em São Paulo foi abordada pelo vereador Aloisio Bamberg (PPL). O vereador defendeu a ampliação do debate para que o mesmo não aconteça no Rio Grande do Sul. Sugeriu a criação de uma comissão na Câmara para acompanhar a situação junto à Corsan e para trabalhar, sobretudo, com a conscientização sobre o desperdício de água.
VIOLÊNCIA – O vereador Cezar Mossini (PMDB) classificou como “a volta da barbárie” os casos de violência praticados em Canoas. “Estamos vendo jovens e pais de famílias serem brutalmente assassinados. É a banalização da vida”, ressaltou. Apresentou a proposta de realização de audiência com o secretário estadual de Segurança Pública para tratar do problema.
SAÚDE – Walmor Solano Herrmann (PDT) elogiou a situação da saúde em Canoas. O vereador alertou, no entanto, que ainda existem problemas pontuais, como a falta de médicos reumatologistas e pediatras em função do desinteresse em atender pelo SUS.
SEGURANÇA – O vereador Juares Hoy (PDT) disse considerar como inaceitável a decisão do governador José Ivo Sartori de não chamar os policiais civis que passaram no último concurso público. Enfatizou a defasagem do efetivo da corporação, lembrando que o número de policiais diminuiu ao longo dos anos enquanto a criminalidade cresceu exponencialmente.
