menu
Quarta-feira, 7 de junho de 2023
Notícias

Em primeira sessão presencial desde 2020, Câmara tem dois grandes expedientes


Data: 19 de maio de 2022
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Bruno Saraiva

Após quase dois anos de sessões plenárias remotas, na manhã desta quinta-feira, 19, a Câmara de Canoas retomou as reuniões presenciais com dois Grandes Expedientes, propostos sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a respeito do dos 40 anos do Rotary Club de Canoas Industrial, propostos pelos vereadores Airton Souza (MDB) e Juares Hoy (PTB), respectivamente.

O Grande Expediente de autoria do vereador Juares Hoy (PTB), parabenizou os 40 anos do Rotary Club de Canoas Industrial. Estiveram presentes e tiveram falas no evento a presidente do Rotary Club Canoas Industrial, Shirley Dilecta Panizzi, o ex-presidente e ex-governador do Distrito, Cláudio Faccin e o Diretor de Imagem Pública, Marcos Neto. Após saudar a todos, o vereador Juares Hoy (PTB), lembrou dos fundadores do Rotary e explanou sobre a importância da instituição para a cidade. Ainda falou sobre a relevância da volta das sessões presenciais: “é aqui que existe o embate político sobre o futuro de nossa cidade”.

Em fala, o Diretor de Imagem Pública, Marcos Neto, afirmou que “o Rotary é a maior organização não governamental do mundo e tem um assento na Organização das Nações Unidas” e contou que a instituição será a primeira a erradicar a poliomielite do mundo. “Nos reunimos para fazer o bem para a humanidade, independente de como seja”, contou. 

O ex-presidente e ex-governador do Distrito, Cláudio Faccin, saudou os presentes e disse se sentir honrado em estar presente nesta homenagem: “há dez anos, esta mesma Câmara, nos ofereceu uma menção honrosa pelos 30 anos do Rotary”. “Nós trabalhamos onde o poder público não chega e de forma voluntária”, afirmou. “É importante, justamente por ser um trabalho voluntário, que todos saibam onde estamos trabalhando e onde estamos empregando nossos esforços”. 

Shirley Dilecta Panizzi, presidente do Rotary, disse que “é com muita alegria que nós rotarianos vemos nosso trabalho ser reconhecido pois geralmente agimos em silêncio, sempre pensando em mudar vidas”. “Ser Rotary é fazer o bem sem olhar a quem”, afirmou a presidente.

SEGUNDO GRANDE EXPEDIENTE

O Grande Expediente de autoria do vereador Airton Souza (MDB), tratou sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Estiveram presentes o delegado da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Pablo Rocha; a representante do Conselho Tutelar, Karla Custódio; a vice-presidente da Comissão dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Miriam Santos e o Tio Mauro, da Creche Comunitária Vó Maria.

Airton Souza, proponente, afirmou: “estima-se que uma média de 180 crianças e adolescentes sofreram violência sexual entre os anos de 2017 e 2020, em torno de 45 mil por ano, conforme o Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil”. “Agradeço muito a presença de todos e o trabalho da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, do Conselho Tutelar, da OAB e a Creche vó Maria”, afirmou Souza.

O delegado Pablo Rocha, em fala, contou sobre as dificuldades de atuar no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e a respeito da importância de coibir estes acontecimentos. “É muito complicado falarmos sobre determinados assuntos, mas é de extrema importância que nossos filhos saibam exatamente o que é um abuso sexual”. “Precisamos ensinar que só pai e mãe podem tocar nas crianças e apenas para fazer higiene!”, afirmou Rocha.

Karla Custódio, do Conselho Tutelar, diz que “o dia 18 de maio tem como objetivo conscientizar e mobilizar as pessoas a favor da luta contra abusos a crianças e adolescentes”. “Precisamos mostrar a importância, para a população, a respeito das denúncias destes casos, nós temos uma rede de proteção que ainda precisa melhorar bastante, e mesmo assim, desde o início do ano, já tivemos 380 casos de violência e, dentre estes 215 tem suspeita de abusos sexuais”. Afirmou também que 1156 atendimentos foram feitos pelo Conselho Tutelar.

 

PROJETOS DE LEI E REQUERIMENTOS VOTADOS

REQUERIMENTO Nº 113/2022 -  Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB). “Votos de congratulações à igreja Assembleia de Deus Canoas Norte que completa um ano de pastoreio através dos pastores Nelson e Regina Freitas, e também, um ano de emancipação, no dia 11 de Maio”.

REQUERIMENTO Nº 120/2022 -  Requerimento de autoria do vereador José Carlos Patrício (Progressistas). “Solicito ao Excelentíssimo Sr. prefeito Municipal para que determine um representante do Executivo para explanar em espaço de Grande Expediente sobre as atividades no município para o Maio Amarelo, mês do movimento mundial de prevenção contra acidentes de trânsito”.




topo