Segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Junho Violeta: Grande Expediente discute mês de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Data: 28 de junho de 2022
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Bruno Saraiva / Divulgação CMC

O Grande Expediente da manhã desta terça-feira, 28, de autoria do vereador Alexandre Duarte (Republicanos), teve como objetivo debater e colocar em voga o Junho Violeta, mês de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A fim de tratar sobre o assunto, a Câmara recebeu Tatiana Bastos, Delegada Titular da 4ª DPC; Michele Bitencourt Silveira, Coordenadora Técnica do Trabalho Social com idosos no Sesc - RS; Ana Mattielo, Presidente da OAB Canoas; Evelin Hidalgo, Escrivã de Polícia e Cleber Arruda, Diretor da Unidade Sesc - Canoas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), situações de violência contra a pessoa idosa são ações ou omissões cometidas uma ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa, impedindo o desempenho de seu papel social. Segundo dados do Disque 100, mais da metade das denúncias de violência contra idosos apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima; grande parte dos suspeitos de cometer a violência são filhos ou netos. O objetivo do Junho Violeta, um mês de reflexões e de celebração do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15/06), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006. A data alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos desse público.